Fotografia: Ana Clara Ribeiro

O tema da edição 16º do Colóquio Internacional de Geocrítica é “A ação humana e a mudança climática”

A problemática ambiental atual, centrada nas mudanças climáticas e suas consequências, não é um assunto meramente ambiental. Trata-se de discutir o modelo de geração de energia e o modelo econômico hegemônico, que é consumista e injusto.

A Geografia tem que desempenhar um papel importante frente a esse enorme desafio, que envolve sua própria definição como ciência que estuda a dialética entre sociedade e ambiente, plasmada em territórios concretos e em diferentes escalas, desde a local à global.

Nesse contexto a Universidade de São Paulo (USP) sediará a 16ª edição do Colóquio Internacional de Geocrítica, entre os dias 4 e 9 de maio de 2020, em São Paulo.

Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, ambos da USP, em conjunto com a Universidad de Barcelona (Espanha), o evento está aberto a pesquisadores que queiram enviar estudos para discussão do tema “A ação humana e a mudança climática”.

Serão aceitos trabalhos em áreas temáticas como “A ação humana sobre o meio ambiente no último século”, “Ciência do clima e séries climáticas”, “As consequências das mudanças climáticas”, “A perda da biodiversidade”, “Mudanças climáticas e recursos hídricos”, “Iniciativas políticas e econômicas contra as mudanças climáticas”, “Iniciativas cidadãs contra as mudanças climáticas”, entre outros.

Os interessados poderão enviar os resumos dos trabalhos até dia 10 de janeiro de 2020. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas também pelo site do evento

Informações:

  • Dia(s): 04-09 de maio de 2020 .
  • Horário: 08h00 às 18h00.
  • Local: Universidade de São Paulo, campus São Paulo.
  • Endereço: Avenida Professor Lineu Prestes, 338.
  • Inscrições: aqui
  • Sem taxa de inscrição.

Caso tenha interesse em ficar por dentro de mais atividades como essa, dá uma conferida na nossa sessão de eventos lá você fica por informado do que mais tá para acontecer.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos