Vilanova Artigas em seu escritório, em 1975 Foto: Acervo família Artigas

Feito para a comemoração de 100 anos do arquiteto, o documentário “Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz”, conta um pouco sobre a vida e obra do arquiteto através de entrevistas, com amigos, familiares e ex alunos. O filme mostra sua história de vida ligada a arquitetura e as mudanças em sua produção diante do contexto histórico.

A cidade de São Paulo, o inicio do modernismo no Brasil, a construção de Brasília, se tornam planos de fundo de histórias de amor, curiosidades e experiências com as obras e o arquiteto. O documentário conta com nomes como: Álvaro Puntoni, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Marta Goes, Fabio Valetin, Rosa Kliass, Paulo Mendes da Rocha entre outros.

Através de muitas imagens e depoimentos inéditos, conseguimos ver Artigas, desde a sua decisão de cursar arquitetura, até um de seus momentos mais difíceis onde teve que lidar com o período de ditadura militar, uma das imagens mais marcantes do documentário acontece quando falam de 1979, onde os professores cassados da FAU voltam à Universidade.

O filme ainda mostra obras como “a casinha,1942”, o Edifício Louveira, a casa do arquiteto, o Estádio Cícero Pompeo de Toledo(Morumbi), a Casa Olga Baeta entre outras. A produção foi premiada na categoria “Prêmio Lusofonia” do festival português de cinema Arquiteturas Film Festival Lisboa 2015.

É um documentário realmente interessante para estudantes e profissionais formados, por ser muito envolvente e por aproximar o telespectador dessa figura que foi tão importante para a arquitetura brasileira.

Ficha Técnica:

  • Título: Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz
  • Ano: 2015
  • Direção: Laura Artigas e Pedro Gorski
  • País de Origem: Brasil
  • Duração: 1h 33m
Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos