A iluminação artificial pode fazer uma grande diferença na nossa percepção do espaço, um bom projeto luminotécnico aliado a iluminação natural pode otimizar e valorizar diferentes pontos de uma residência, de uma área externa, comercio entre outros tantos ambientes. Além de ser vital para uma alcançar uma boa eficiência energética e diferentes tipos de funcionalidade.
E para começar a discutir sobre o assunto você precisa conhecer alguns diferentes tipos de iluminação e suas características, pois conhecendo seu funcionamento fica mais fácil de definir onde e quando usa-las.
Iluminação direta
É uma luz direcionada e focada em um ponto especifico do ambiente, que costuma ser feita com abajures e luminárias, trilhos com spots com o objetivo de facilitar uma atividade diária e/ou dar destaque em algum local. Um exemplo é a luminária próxima a uma poltrona de leitura e descanso.

Iluminação indireta
Aqui a luz não é o foco principal, e usa o teto, sancas ou outros elementos como refletores, tornando a iluminação mais discreta e intimista.

Iluminação Difusa
Bastante utilizada em residências, é um tipo de iluminação que ilumina todo o ambiente uniformemente, sem contrastes ou sombras, geralmente se usa uma lâmpada muito fortes no centro do ambiente combinadas a plafons.

Iluminação Linear
São linhas contínuas no teto, podendo ser feito tanto por uma sequência de spots quando perfis de led embutidos, tem um efeito estético muito interessante e traz um ar de sobriedade além de não agredir os olhos.

Iluminação de Destaque
Põe a luz detalhes mais importantes na decoração, iluminando um objeto ou revestimento, traz um grande destaque e o evidencia diante do restante do ambiente. Muito usado em museus e lojas.

Iluminação de Tarefa
É um tipo de iluminação para atividades que demandam atenção, estas geralmente são luzes fortes em um ponto especifico, com o objetivo de auxiliar em determinada tarefa (iluminar uma estação de trabalho, estudos, etc). Geralmente se usa uma luminária de mesa, abajures, entre outros.

Iluminação de Orientação
Costuma ser encontradas em escadas e áreas externas para orientar as pessoas de como se transitar pelo espaço, usando balizadores e spots direcionados.

Existem outras formas de se classificar os tipos de iluminação, então ainda traremos outros posts tratando do assunto e com outros exemplos e ideias.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil e que tenha esclarecido suas dúvidas. Se tiverem criticas, sugestões ou duvidas deixe um comentário! O Habitamos agradece sua visita.