Tipos de iluminação_Fonte : Pixabay

A iluminação artificial pode fazer uma grande diferença na nossa percepção do espaço, um bom projeto luminotécnico aliado a iluminação natural pode otimizar e valorizar diferentes pontos de uma residência, de uma área externa, comercio entre outros tantos ambientes. Além de ser vital para uma alcançar uma boa eficiência energética e diferentes tipos de funcionalidade.

E para começar a discutir sobre o assunto você precisa conhecer alguns diferentes tipos de iluminação e suas características, pois conhecendo seu funcionamento fica mais fácil de definir onde e quando usa-las.

Iluminação direta

É uma luz direcionada e focada em um ponto especifico do ambiente, que costuma ser feita com abajures e luminárias, trilhos com spots com o objetivo de facilitar uma atividade diária e/ou dar destaque em algum local. Um exemplo é a luminária próxima a uma poltrona de leitura e descanso.

Tipos de luz para ambientes: iluminação direta. Fonte: Modernidade Móveis

Iluminação indireta

Aqui a luz não é o foco principal, e usa o teto, sancas ou outros elementos como refletores, tornando a iluminação mais discreta e intimista.

Foto exemplo de iluminação indireta/Fonte: Pixabay

Iluminação Difusa 

Bastante utilizada em residências, é um tipo de iluminação que ilumina todo o ambiente uniformemente, sem contrastes ou sombras, geralmente se usa uma lâmpada muito fortes no centro do ambiente combinadas a plafons.

O lustre central produzindo uma luz difusa/Fonte: Pixabay

Iluminação Linear

São linhas contínuas no teto, podendo ser feito tanto por uma sequência de spots quando perfis de led embutidos, tem um efeito estético muito interessante e traz um ar de sobriedade além de não agredir os olhos.

Exemplo de iluminação linear/Fonte: Pixabay

Iluminação de Destaque

Põe a luz detalhes mais importantes na decoração, iluminando um objeto ou revestimento, traz um grande destaque e o evidencia diante do restante do ambiente. Muito usado em museus e lojas.

Luzes iluminando os quadros e destacando-os/Fonte: Pixabay

Iluminação de Tarefa

É um tipo de iluminação para atividades que demandam atenção, estas geralmente são luzes fortes em um ponto especifico, com o objetivo de auxiliar em determinada tarefa (iluminar uma estação de trabalho, estudos, etc). Geralmente se usa uma luminária de mesa, abajures, entre outros.

Luminária de mesa/ Fonte: Pixabay

Iluminação de Orientação

Costuma ser encontradas em escadas e áreas externas para orientar as pessoas de como se transitar pelo espaço, usando balizadores e spots direcionados.

Pontos de luz orientando o usuário/Fonte:Pixabay

Existem outras formas de se classificar os tipos de iluminação, então ainda traremos outros posts tratando do assunto e com outros exemplos e ideias.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil e que tenha esclarecido suas dúvidas. Se tiverem criticas, sugestões ou duvidas deixe um comentário! O Habitamos agradece sua visita.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos