Faz um tempão que estamos prometendo disponibilizar um template de autocad com configurações de pesos de linha e mais umas coisitas, no texto onde falamos sobre espessura de linhas já perguntaram se o template existia e quando íamos publicar ele.

Essa postagem é o passo inicial na construção desse material, a diferença é que ao invés de dar um template 100% finalizado para vocês, nós vamos montar um com vocês e ir atualizando esse material a cada duas semanas. Em cada quinzena abordaremos um tópico específico do template e no final dessa jornada você deverá ter um material bem completinho.

Mas você sabe o que é template e para que ele serve? O template é um arquivo que vai carregar várias configurações pré-definidas (por você ou por alguém), isso serve para você não ter que ficar refazendo trabalhos toda vez que iniciar um novo desenho, como criar e configurar novamente todos os layers, caçar simbologia ou até mesmo configurar a folha de impressão.

A produção do template está divida em configuração de layers e penas, simbologia em geral, elétrica, iluminação, pontos de hidráulica e ar condicionado, tabelas, escalas e folhas. Tudo com o enfoque da arquitetura, não estamos tentando te ensinar a fazer projeto nem nada do tipo, a ideia é facilitar o seu trabalho a partir do template.

Iniciando o template

Como já foi dito, hoje vamos dar o passo inicial sobre como criar o template, no caso, vamos construir ele juntos, dai vocês podem fazer da maneira que acharem mais comoda e adaptar a suas necessidades. O primeiro passo é abrir um desenho novo no autocad, feito isso vamos criar layers, definir nomes, padrões e espessuras.

Clique em Layer Properties e ai vai abrir a seguinte janela, lá você clica em new layer.

As layers são as camadas onde vamos desenhar nossas coisas, o ideal é que cada tipo de informação do desenho esteja em uma camada específica, aqui vamos configurar quatro layers diferentes, alvenaria, portas, piso e viewport.

Escolhemos essas quatro porque elas carregam pesos de linha diferentes, então fica mais fácil de explicar. Se você não sabe para que servem os pesos de linha é melhor dar uma olhada nesse artigo antes.

Agora vamos nomear a layer (ou camada, caso você esteja usando uma versão em português do autocad), aqui usamos HAB-ALV, HAB de Habitamos e ALV de alvenaria, vocês podem usar o nome que acharem melhor. Depois disso definimos uma cor e por fim a espessura da linha, como a alvenaria na planta baixa aparece com espessura grossa, nós adotamos 0.30mm de espessura.

Podemos repetir o mesmo processo para todas as outras layers, mas dessa vez usaremos 0.20mm para esquadrias e 0.09 para pisos, no caso da viewport podemos deixar o default mesmo, pois essa layer nunca será impressa. Para garantir que essa layer de viewport não será impressa, clique no desenho da impressora para que apareça uma marcação vermelha como na imagem abaixo.

Agora para finalizar esse mini tutorial, vamos te ensinar uma maneira de organizar suas layers para não ficar tudo uma bagunça. Ainda no menu de layers vá ali onde aparece filters e clique com o botão direito no All, em seguida selecione a opção New Group Filter.

Renomeie esse filtro para alguma coisa que facilite a sua vida, no caso vamos chamar de tipos de parede. Depois vá até All Used Layers, selecione a layer HAB-ALV e arraste-a até o filtro tipos de parede. Isso vai te ajudar a manter os diferentes tipos de layers agrupados por categorias, tipos de paredes, esquadrias, estrutura, etc. Tudo vai depender do quão detalhado e organizado vai querer seu desenho.

Selecionei a layer errada e acabei botando um layer onde não devia, fui tirar ele do filtro e acabei deletando, agora o que eu faço? Aperta desfazer até sua layer retornar, quando isso acontecer, você irá selecionar ela, apertar o botão direito e escolher a opção Remove From Group Filter, assim você tira ela do filme, mas mantem no projeto. Se você só apertar del ou excluir, ele vai apagar a layer do projeto inteiro.

Para finalizar vamos salvar esse arquivo no formato de template para que possamos utilizar no futuro, lembrando que o template não é um arquivo onde você vai desenhar o seu projeto, ele é um modelo que você seleciona ao iniciar o projeto novo. Clique no simbolo do autocad no canto superior esquerdo Save as> Drawing Template.

O padrão do autocad já vai te direcionar para a pasta correta onde o template precisa ser salvo, então basta renomear o arquivo, aqui usaremos Template Habitamos. Depois de escolher o nome clique em save, uma janela vai aparecer pedindo as opções do template, escreva a descrição que achar melhor e na parte de Measurement selecione Metric, marque também a opção Save all layers as reconciled.

Para usar esse template em um desenho novo, basta selecioná-lo na criação do desenho. O software vai abrir um dwg com as informações do template e você pode trabalhar sem ter medo de perder nada ou modificar o template original.

Na próxima publicação sobre o template vamos disponibilizar as layers que eu uso em trabalhos e falaremos sobre simbologias e anotações no geral. Por enquanto, deixaremos apenas o dwt que montamos durante o texto, para que vocês possam exercitar o que foi ensinado nesse artigo.

Fazer download do Template Habitamos dwt.

É importante ressaltar que esse material que estamos montando juntos será disponibilizado gratuitamente, se ver isso sendo vendido por ai, não compre, por favor nos informe. Caso queira contribuir com o nosso trabalho, compartilhe esse material, dê likes, faça comentários.

O Habitamos agradece a sua visita, esperamos que goste do conteúdo que produzimos e que ele seja útil no seu dia a dia. Não esqueça de dar uma olhada na página inicial para ficar por dentro das novidades do site.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos