Fonte:https://escoladacidade.edu.br/pesquisa/editora/

Idealizado pelos professores Anderson Freitas, Carlos Ferrata, Cesar Shundi, Eduardo Ferroni, Pablo Hereñu e Pedro Barros, a coleção arquiteturas, é uma produção feita por alunos sob orientação dos professores da Escola da Cidade- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

O livro de Solano Benitez, é o segundo da coleção arquiteturas e  apresenta desenhos e fotografias realizados durante oficinas e estudos dos alunos, a obra traz leituras de alguns dos trabalhos do arquiteto. Desde a apresentação feita pelo professor e arquiteto José Maria Sáez, começamos a conhecer Solano como alguém que sabe dominar a arquitetura e todo seu processo construtivo.

A obra apresenta obras mais recentes (1994-2009), onde o tijolo cerâmico é o material de maior destaque, infelizmente há poucos registros de trabalhos anteriores, contudo deixa claro como seu conjunto de obras tem grande liberdade formal e como as respostas de projeto são diversas.

No final, o livro ainda conta com entrevistas feitas com o arquiteto paraguaio no período de Abril de 2009 e 2011, e apresenta no total quatorze obras, entre elas o Edifício Alambra, a Sede do partido comunista, a Residência Esmeraldina e o Centro social de aposentados todas feitas no Paraguai.

Edificio Alambra/ Fonte:arquitectos

Muitos dos desenhos possivelmente não correspondem às soluções finais das obras e as entrevistas foram feitas em um perfeito “portunhol” ( palavras descritas no livro), mas é uma publicação que consegue chegar em seu objetivo e mostra uma leitura dos projetos, podemos dizer que a obra nos apresenta Solano e suas soluções construtivas.

Ficha Técnica:

  • Título: Solano Benítez
  • Ano: 2012
  • Organizadores: Anderson Freitas e Pablo Hereñú
  • Editoras: Editora da cidade/ Hedra
  • Editor Escola da Cidade: Anderson Freitas
  • Editor Hedra: Jorge Sallum
  • Número de páginas: 215

O Habitamos agradece a sua visita, esperamos que goste dessa leitura. Se achou essa recomendação legal, veja outras públicações como essa e compartilha que ajuda muito a gente. Caso tenha alguma recomendação, crítica ou sugestão de conteúdo, deixa um comentário que a gente dá uma olhada.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos