Simpósio Tecituras da Cidade: Histórias da Metrópole Paulistana

0
46

Neste mês de junho o Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC/PUC-SP) e o Instituto Bixiga – Pesquisa, Formação e Cultura Popular (IB) promovem o “I Simpósio Nacional Tecituras da Cidade: Histórias da Metrópole Paulistana”, composto por diversas mesas temáticas ligadas à História Social da Cidade, com ênfase em São Paulo.
Essa parceria entre o NEHSC/PUC-SP e o Instituto Bixiga teve início em 2017 com a realização do “III Simpósio NEHSC/PUC-SP” com tema “A São Paulo de Militão Augusto de Azevedo: História e Fotografia”. Em 2019 , o Instituto Bixiga co-organizou junto ao NEHSC/PUC-SP o lançamento de mais um livro do núcleo no prédio do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo com o título “Beneficência Portuguesa: Imigrantes portugueses e a construção de um símbolo de assistência social na cidade de São Paulo”.

O evento é gratuito, consta com 40 vagas e fornecerá certificado para seus participantes.

SOBRE O NEHSC

O Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC/PUC-SP) em seus mais de 27 anos produziu vários Eventos, Encontros Científicos, Congressos Nacionais e Internacionais, Publicações, Exposições, Simpósios, Seminários, Debates, Dissertações, Teses, cursos em Graduação, Pós-Graduação (Lato/Strito Sensu), Convênios, Intercâmbios em universidades latino-americanas, espanholas e desdobramentos em São Paulo, Salvador e Fortaleza. Em 2001, deu início a um ciclo de Palestras mensais, das mais diversas temáticas dentro do grande eixo “da Cidade Clássica à Cidade Contemporânea”, que ocorrem até os dias atuais, com acadêmicos de várias Instituições de Ensino Superior, abertas à toda comunidade acadêmica.

SOBRE O INSTITUTO BIXIGA

O Instituto Bixiga – Pesquisa, Formação e Cultura Popular (IB) é uma associação de professores historiadores que desenvolve projetos de assessoria, consultoria, curadoria, pesquisa, formação continuada, educação popular, orientados pelas dimensões social, histórica, econômica, jurídica, artística, cultural e ambiental. Nossas ações fundamentam-se nos princípios do trabalho coletivo, utilizando metodologia essencialmente dialógica, inclusiva, respeitosa da diversidade, das diferenças e das semelhanças entre as culturas e os povos, fundada no incentivo à auto-organização e à autodeterminação. Nossa experiência interdisciplinar contempla uma ampla pesquisa sobre a realidade brasileira e latino-americana, bem como a transmissão e popularização dessa produção científica, tecnológica e artística, com grande destaque para a cultura popular. A preocupação com a formação humanística e técnica de agentes de educação social, cultural e popular norteia nossos objetivos e consolida a articulação de atores sociais na produção de sua própria história.

Informações:

  • Vagas: 40
  • Dia(s): 29 de junho de 2019 .
  • Horário: 09h00 às 17h00.
  • Local: Instituto Bixiga
  • Endereço: Rua dos Ingleses, 67, Bela Vista, São Paulo
  • Inscrições: aqui

O evento aborda mesas de discussão que vão de temas que abrangem transporte, gastronomia, patrimônio, misticismo e outros mais. A programação completa e o texto original do evento podem ser conferidos na página criada pela organização do Simpósio.

I Simpósio Nacional Tecituras da Cidade: Histórias da Metrópole Paulistana

Caso tenha interesse em ficar por dentro de mais atividades como essa, dá uma conferida na nossa sessão de eventos lá você fica por dentro do que mais tá para acontecer.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos