7 alternativas ao SketchUp na hora de modelagem 3D

3
1750

Devido a polêmica do SketchUp e a pirataria, a equipe do Habitamos preparou esse artigo para você. Se você não sabe do que estamos falando clique aqui.

Garimpamos programas de modelagem 3D gratuitas ou quase, para te ajudar a se manter trabalhando sem precisar vender um rim. Apresentaremos sete opções de programas que podem te ajudar.

1.BricsCad Shape

Já comentamos sobre esse programa no artigo das notificações do SketchUp. O BricsCAD Shape é um software gratuito desenvolvido pela BricsCAD, empresa concorrente da Autodesk e do Autocad.

Visualmente sua interface é bem semelhante a do SketchUp. O programa também aceita a leitura, importação e exportação de arquivos no formato DWG.

Abaixo temos um video demonstração do programa. Nele é possível ter uma ideia da interface e ferramentas. Esse é o link para o download.

2.Blender

O Blender é uma ferramenta open source (código aberto), gratuita e que pode ser utilizada para produzir cenários 3D e representações arquitetônicas.

Esse software faz muito mais sucesso nos ramos da animação de filmes e criação de jogos, mas hoje em dia é possível encontrar algumas empresas que utilizam o programa devido a sua gratuidade e o fato de poder usar irrestritamente mesmo para fins comerciais. Podemos dizer que o Blender é uma mistura do 3DS Max com o Maya.

Nele é possível realizar modelagens, alterar materiais, criar animações e até jogos. Colocamos nesse artigo uma foto da interface do programa e um vídeo mostrando um cenário produzido no Blender.

Blender modelagem 2 - 7 alternativas ao SketchUp na hora de modelagem 3D
Modelagem de Arquitetura no Blender.
Fonte: Prisma Renders.

Ele não é compatível com Lumion, mas tem Plugins e addons próprios que produzem resultados tão bons quanto. Vou deixar aqui o link do site para baixar o programa.

3.Live Home 3D

O Live Home 3D é um software multiplataforma, isso é, ele roda no PC, em tablets e smartphones. Com ele é possível criar modelagens e configurar os materiais. O programa vem em duas versões, uma gratuita com menos funcionalidades e a versão Pro Edition com o preço de $9,99 (algo em torno de uns 40 reais, na data em que esse artigo foi publicado)

O software permite a criação de planta baixa, inserção de mobiliários (disponíveis no próprio programa), gerenciamento de cenas e controle de iluminação.

rendering 3d screen 2 - 7 alternativas ao SketchUp na hora de modelagem 3D
Interface Live Home 3D

O site da produtora disponibiliza vários videos tutoriais sobre como utilizar o software e o que é possível realizar com ele, o material se encontra todo em inglês. Aqui tem o link do site onde pode descarregar Live Home 3D.

4.FloorPlanner

Esse aqui é um software mais interativo, ele permite a criação rápida de plantas baixas e que você decore os ambientes a partir de mobiliário disponibilizado pela biblioteca do programa, segundo o site da produtora são mais de 150.000 modelos diferentes de mobília e materiais.

A promessa do programa é a criação de imagens com cara de render em poucos minutos. O slogan que a empresa apresenta é:

"It's like AutoCAD meets The Sims!" que traduzindo seria algo como "É como se o AutoCAD encontra-se o The Sims!"
floorplanner - 7 alternativas ao SketchUp na hora de modelagem 3D

O FloorPlanner trabalha com sistema de assinatura mensal e o valor varia de acordo com o que o usuário necessita, indo de planos básicos (gratuito) até o bussiness (99,00 Euros). Caso queira dar uma conferida no site aqui tem um link direto.

5.FreeCAD

O FreeCAD é um modelador paramétrico em 3D, multiplataforma e que trabalha com código livre e aberto. Como o próprio nome indica ele é gratuito e qualquer pessoa tem acesso.

Seus usos são bem variados, de peças mecânicas e desenho de produto até arquitetura, para eles o que importa é que você expresse sua criatividade. O software é um projeto coletivo onde qualquer pessoa pode contribuir com a melhoria do programa através da participação na comunidade deles. Também é possível realizar doações caso seja de seu interesse.

Eles tem muitos tutoriais no youtube e na própria pagina existe uma wiki com altas dicas, o fórum deles até que bem ativo. Aqui tens uma imagem produzida no FreeCAD e o link do site para mais informações.

freecad - 7 alternativas ao SketchUp na hora de modelagem 3D

6.Planner5d

Mais um software multiplataforma, nesse é possível criar planta baixa, colocar mobiliários, configurar materiais, gerar vistas e explorar o ambiente 3d de qualquer angulo.

A promessa do Planner5d é que seja uma interface intuitiva onde o usuário consiga desenvolver o que quer sem a necessidade de tutoriais. É possível criar cenários realistas e capturar essas imagens como fotografia (eles trabalham com móveis e materiais pré-definidos, não encontrei informação sobre adição de novos.

O Planner5d se apresenta como gratuito, mas tem uma versão bussiness e pelo que eu entendi você consegue vender as peças que aparecem no seu projeto. Por exemplo: Fiz um cenário de uma sala e coloco o sofá da minha loja, quando o cliente receber o 3D interativo ele vai ter a opção de comprar aquele sofá clicando nele.

Um ponto bacana é que o software é compatível com a tecnologia VR então dá pra apresentar o projeto de modo interativo ao cliente. Aqui tem o link do site para mais informações.

7.Sweet Home 3D

Por fim, o último software que vamos apresentar nesse artigo é o Sweet Home 3D, esse aqui também é open source, gratuito e voltado para o desenho de interiores, nele é possível fazer a planta baixa, mobiliar e realizar passeios 3D.

SweetHome3DWindows - 7 alternativas ao SketchUp na hora de modelagem 3D

Dando uma olhada rápida no youtube eu encontrei bastante material ensinando a utilizar o Sweet Home 3D, desde dicas de como construir telhados até renderizações. Caso interesse, acho que vale a pena dar uma conferida. Vou deixar o link do site oficial aqui, lá é possível encontrar mais informações e realizar o download do programa.

Conclusões

Nenhum dos softwares apresentados é compatível com Lumion ou V-ray, mas alguns até que apresentam bons resultados quando falamos de renderizações realistas, em questão de qualidade gráfica com certeza o Blender vence em disparado.

Tem muitas opções multiplataforma, o que facilita na questão de mobilidade e velocidade, no mundo da arquitetura onde estamos constantemente indo visitar clientes e as vezes precisamos fazer alterações rápidas isso se torna bem interessante.

No geral eles são modeladores 3D mais simples, se você busca renderizações a nível lumion e v-ray poucos ai vão te atender, mas para uma representação mais realista a nível de apresentação para clientes comuns acredito que a maioria dos softwares mostrados no artigo podem cumprir bem a função.

Agora é uma questão de escolher alguns e testar para ver qual melhor se adapta as suas necessidades.

Conhece mais algum software que pode entrar nessa lista? Tem experiência com algum desses programas? Deixe seu comentário, criticas e dicas são muito bem vindas.

PS: Quem quiser saber mais sobre Blender na arquitetura tem um artigo bem interessante do pessoal do Prisma Renders, vou deixar o link aqui.

Esperamos ter ajudado, a equipe do Habitamos agradece sua visita e se esse conteúdo te ajudou de alguma maneira, dê um curtir e compartilhe para que possamos ajudar mais gente.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

3 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos