Imagem de divulgação do evento.

Imersões: arte e arquitetura é um seminário internacional on-line que propõe uma reflexão sobre os papéis da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade e sua intercessão e interface com a arte. Com transmissão ao vivo pela Internet entre os dias 2 e 5 de março de 2021, seu ciclo de debates promoverá reflexões que transitam nesses campos do saber.

Os eixos centrais de Imersões – Arte e arquitetura, Habitação social e Arquitetura e alteridades – procuram ampliar a discussão que se apresenta urgente e desdobra, no ano em que o Rio recebe da UNESCO o título de Capital Mundial da Arquitetura, o mote anunciado pelo 27o Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021: Todos os mundos. Um só mundo.

Os palestrantes trarão experiências que abordem a configuração do espaço urbano como oportunidade de contato e exercício cotidiano da cidade e da arte, discutindo transitoriedade, fluxos e outras formas de viver. Como pensar as relações entre arte, arquitetura, a humanidade e a habitação social? A quem a arquitetura se destina? A quem, de fato, atende? Quais questões permeiam e afetam, sobretudo, a vida urbana? Que questionamentos podem ser trazidos para esse campo? O que se vislumbra? 

Premiado no edital #RetomadaCulturalRJ da Secretaria de Estado de Cultura e de Economia Criativa do Rio de Janeiro e parte integrante do calendário oficial de eventos culturais do UIA 2021, “Imersões” é uma realização em parceria da Escola Sem Sítio, Casa França-Brasil e dos grupos de extensão e pesquisa CURA/UERJ e Linda/PUC-Rio.

O objetivo do Imersões é propor uma reflexão mais contestatória dos padrões hegemônicos da arquitetura no Rio, tradicionalmente eurocentristas, colocando em evidência as características urbanas da própria cidade, como suas favelas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link

INFORMAÇÕES

Data: De 02 à 05 de Março de 2021.

Horário: Das 16:30hs ás 20:00hs

Local: plataforma online, verificar no site do evento.

Inscrição: Para se inscrever acesse ao site oficial  

Gratuito

O habitamos agradece sua visita. Para mais novidades, visite nossa seção de notícias.

*Texto da notícia é replicação do material de divulgação do evento.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos