Semana das Mulheres: filme “Mulheres Árabes na Arquitetura”

Fonte: documentário "Mulheres Árabes na Arquitetura"

Quanto você sabe sobre a vida da mulher árabe? Às notícias que ouvimos de longe, misturam-se especulações de ordem social e religiosa em um mistério que apenas pode ser solucionado de uma forma: ouvindo o que essas mulheres têm a dizer.

Estamos na Semana da da Mulher, o que vocês acham de ver aquele filminho aconchegante cheio de obras arquitetônicas lindas e, ao mesmo tempo, descobrir o que tem de parecido entre as dificuldades e os prazeres de ser arquiteta em lugares e culturas diferentes do mundo?

Sinopse

O documentário “Mulheres Árabes na Arquitetura” surgiu de entrevistas com 19 mulheres de diferentes países árabes que trabalham com arquitetura, e fala sobre suas relações com a profissão desde o ingresso nas universidades, onde hoje são maioria dentre os estudantes em geral e também dentre os de arquitetura, mas apenas começaram a ter acesso a esses espaços após a segunda metade do século XX.

Em um retrato claro da diferença entre a auto-estima cultivada em cada gênero, a arquitetura é tratada como uma profissão adequada às mulheres devido ao senso comum de que elas entendem mais do lar, por saberem se comunicar com a comunidade, pelo fato de o trabalho ser desenvolvido dentro de escritórios, dentre outros fatores normalmente associados à natureza da mulher, mas que na verdade têm a ver com como a sociedade e a família as ensinam desde a infância. Ao contrário, aos homens cabe a engenharia de grandes obras, mercado de empreendimentos e negociações, e atribuições que os destaquem dentre os demais.

Naturalmente, o assunto da maternidade aparece em vários momentos como divisor de águas na vida de uma arquiteta. A vinda de um filho, além de esperada pela família, é a hora da tomada de uma grande decisão.

Trailer disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x9N4a8gF0ao

O documentário completo está disponível e inglês no site da Omrania, mas também pode ser encontrado no YouTube.

Ficha Técnica:

  • Título: Mulheres Árabes na Arquitetura
  • Ano: 2013
  • Direção: Abdallah Saada e Jude Kawwa
  • País de Origem: Jordânia
  • Duração: 56 minutos

Referências:

MULHERES Árabes na Arquitetura. Disponível em: https://www.filmesnocinema.com.br/filmes/mulheres-arabes-na-arquitetura. Acesso em: 7 mar. 2020.

DOCUMENTARY: Arab Women in Architecture. 2017. Disponível em: https://omrania.com/inspiration/documentary-arab-women-architecture/. Acesso em: 07 mar. 2020.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos