Hoje vim falar sobre a importância de se inspirar em projetos feitos por arquitetas, para comemorar o dia internacional da mulher, trazer e discutir esse assunto, e também para estrear e festejar a minha entrada e a de mais uma companheira para a equipe do Habitamos.

Dia 8 de março é uma data que simboliza a luta histórica das mulheres, e é um dia de lembrar que queremos reconhecimento, igualdade e respeito o ano todo, e não um dia de flores e textões nos desumanizando e dizendo que somos incríveis “apesar de sermos mulheres”.  

E antes de escrever este artigo tive a feliz notícia que em 2020, duas mulheres, Yvonne Farrell e Shelley McNamara, ganharam o prêmio Pritzker, que para quem não o conhece é a maior premiação de arquitetura do mundo, é como o Oscar da arquitetura.

Shelley McNamara e Yvone Farrell
FOTO: Divulgação/ Pritzker Prize

Não é preciso pesquisar muito para descobrir que pouquíssimas mulheres ganharam esse prêmio, de quarenta e uma premiações contando com essa dupla, hoje temos apenas cinco ganhadoras. 

E talvez alguns de vocês ainda não entendam a importância disso, mas vou lhes contar sobre Denise Scott Brow, que era sócia e esposa de Robert Venturi, eles fundaram um escritório e juntos trabalharam em diversas obras, e em 1991 essas obras ganharam o prêmio Pritzker, porém o único reconhecido foi Venturi, porque na época alegavam que apenas uma pessoa poderia ser nomeada.

Em 2001 isso foi alterado e tivemos Jacques Herzog e Pierre de Meuron como ganhadores. E em 2013 Denise pediu o devido reconhecimento que foi negado para manter a integridade das premiações.

Denise Scott Brown
Hellman March 2013 – AJ Venturis cartoon
Fonte :Hellman

Conto essa história para que a gente consiga enxergar o quanto temos crescido e conquistado coisas importantes em pouco tempo, se em 1991 apenas o marido de uma foi reconhecido, em 2020 temos uma dupla de mulheres entrando para história.

Com toda certeza isso é fruto de muita luta e discussão sobre representatividade e reconhecimento histórico. O caso de apagamento e não reconhecimento de Denise não é o único, temos muitas mulheres ligadas a produção de obras e conceitos arquitetônicos importantes que não recebem o devido crédito.

Com a internet é muito mais rápido e fácil conhecer e acessar conteúdos sobre essas arquitetas maravilhosas, e nas redes sociais, não poderia ser diferente, durante o dia das mulheres elas explodem de incontáveis listas sobre livros, produções e obras de diversas mulheres que merecem todo o reconhecimento, mas muitos de nós, vemos essas matérias, curtimos ou damos um coraçãozinho e seguimos nos inspirando apenas em homens, brancos e muitas vezes europeus.

 

Fonte: Google

E você deve estar me perguntando:

Mas qual é o problema? Você não acabou de dizer que as mulheres estão conquistando mais espaço e reconhecimento? E eu respondo:

Estão sim, mas essa luta ainda não acabou, ainda somos minoria nas premiações, nos escritórios e nas feiras sobre arquitetura e construção.

Por essa razão, vim aqui perguntar a vocês:

Quem são as arquitetas que te inspiram?

Eu comecei a me questionar sobre isso, quando percebi que em todas as referências de projeto que eu usei durante minha formação até agora eram em sua maioria feitas por homens, ou tiveram uma importante contribuição feminina e eu não soube até pesquisar mais a fundo.

E isso acontece porque repetidamente eu escuto sobre eles (homens famosos), eu vejo eles sendo premiados, citados, dando palestras e aparecendo em feiras e eventos. Mas sobre as mulheres citadas nos artigos sobre” x tantas mulheres que eu devia conhecer”, escuto raramente falar.

Isso me fez notar que pouco se fala sobre a produção delas, sobre sua importância e temos preguiça de pesquisar sobre elas. Não exigimos a participação delas nos eventos, não procuramos produções fora da caixa, não damos credibilidade para elas dentro dos escritórios e não oferecemos espaços seguros para elas.

Duas mulheres ganhando o prêmio Pritzker é MUITO importante, porque isso significa que hoje arquitetas assinam projetos e são reconhecidas mundialmente. Mas ainda preciso ver mulheres ocupando cada vez mais cargos de poder e dando palestras, para sentir que realmente estamos evoluindo para uma equidade na profissão.

Fonte: Imagem do pinterest, ilustradora Marquestalita

Até que os números se igualem (o habitamos tem uma publicação legal que fala um pouco sobre isso), estamos em luta e é muito importante que dediquemos tempo para nos inspirar por elas. Enquanto mulheres isso é importante para apoiarmos umas às outras e, enquanto homens, para humanizá-las e enxergá-las como profissionais competentes.

O habitamos ainda terá muitos artigos de livros, obras, filmes e biografia sobre diversas mulheres e queremos de todo coração inspirar e aprender junto com os nossos leitores. Esperamos que nosso conteúdo e nossas produções abram um leque de conhecimento e contribuam para um mundo mais igualitário.

Agradecemos a sua visita e aceitamos recomendações de conteúdo e sugestões sobre o site.

Nesse artigo utilizamos como referência:

* BELÉM, Rafael Julyana e OLIVEIRA Julyana . Yvonne Farrell e Shelley McNamara são as vencedoras do Pritzker 2020: farrell e mcnamara é a primeira dupla feminina a receber a honraria em 41 anos de história. Farrell e McNamara é a primeira dupla feminina a receber a honraria em 41 anos de história. 2020. Disponível em: https://casavogue.globo.com/Arquitetura/noticia/2020/03/yvonne-farrell-e-shelley-mcnamar-sao-vencedoras-do-pritzker-2020.html. Acesso em: 08 mar. 20.

*FRAGA, Emerson Fonseca. Denise Scott Brown: Trabalho era conjunto, mas só marido recebeu o Pritzker: arquiteta recebeu o prêmio jane drew de 2017, que reconhece o trabalho de mulheres na arquitetura. Arquiteta recebeu o prêmio Jane Drew de 2017, que reconhece o trabalho de mulheres na Arquitetura. 2018. Disponível em: https://www.caubr.gov.br/denise-scott-brown-trabalho-era-conjunto-mas-so-marido-recebeu-o-pritzker/. Acesso em: 08 mar. 20.

Caso precise citar esse artigo em algum trabalho de acadêmico utilize:

MOREIRA, Nycolli. Quem são as arquitetas que te inspiram?. Habitamos, 2020. Disponível em: <http://www.habitamos.com.br/quem-sao-as-arquitetas-que-te-inspiram?>. Acesso em: “colocar data aqui”.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos