Capa do livro. Fonte: Ed.Unila.

Acabou de sair o livro Por um ensino insurgente em Arquitetura e Urbanismo pela editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), esse trabalho é um esforço conjunto dos grupos de Pesquisa MALOCA – Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul e do DALE – Decolonizar a América Latina e seus Espaços.

Ao todo são 19 capítulos separados em cinco partes com um debates sobre a formação profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, o E-book está disponível gratuitamente para download aqui.

As discussões abordadas no livro são muito importantes e merecem visibilidade, muito da formação dos profissionais de arquitetura acaba vindo de escolas européias/norte-americanas e os contextos nem sempre condizem com a realidade que vivemos por aqui. Inconformados com essa colonialidade de saberes, os autores no livro buscam apresentar caminhos alternativos aos modos de ensinar tradicionalmente adotados em escolas de arquitetura. Abaixo temos um trecho publicado pelo MALOCA na divulgação do livro.

“Acreditamos que os artigos aqui reunidos fazem um duplo exercício: por um lado, tensionam a literatura e demais saberes hegemônicos e consagrados, dirigindo-lhes perguntas incômodas ou inquietações e, no mais das vezes, trazendo-os para o contexto da América Latina. Além disso, conjugam de forma não hierárquica tais saberes com outros comumente desprezados, de modo a produzir e legitimar conhecimentos que transcendam preceitos e preconceitos estabelecidos no campo disciplinar de arquitetura e urbanismo.”

Ficha Técnica:

  • Título: Por um ensino insurgente em Arquitetura e Urbanismo
  • Ano: 2020
  • Organizadores: Andréia Moassab e Leo Name
  • Idiomas: Português e Espanhol
  • Número da edição:
  • Número de páginas: 372
  • ISBN: 978-65-86342-09-3

O Habitamos agradece a sua visita, esperamos que goste dessa leitura. Se achou essa recomendação legal, veja outras públicações como essa e compartilha que ajuda muito a gente. Caso tenha alguma recomendação, crítica ou sugestão de conteúdo, deixa um comentário que a gente dá uma olhada.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos