Ponto de Vista – Documentário sobre o minhocão

0
105

Todas as sextas vamos tentar indicar filmes, documentários ou séries que tenham alguma relação com arquitetura, dessa vez nossa indicação é o documentário Ponto de Vista dirigido pela Ingrid Mabelle.

Em fevereiro de 2019 a Prefeitura de São Paulo anunciou oficialmente que o Elevado João Goulart, mais conhecido como Minhocão, deixará de servir como via expressa e será transformado em um Parque Linear.

A discussão sobre aquele espaço e seu entorno não é novidade, já houveram várias iniciativas para repensar aquele espaço e muita discussão rolou e vai rolar sobre os efeitos de uma intervenção urbana desse porte.

Futuramente escreveremos algo sobre esse tema, mas como sexta é dia de indicação de filmes e séries, resolvemos trazer um documentário de 30 minutos sobre o minhocão.

Essa produção discute e expõe opiniões de moradores da região do minhocão e especialistas em planejamento urbano sobre os efeitos de uma intervenção naquela região. É interessante por mostrar vários pontos de vista, o documentário fala sobre gentrificação, uso do espaço público, conforto ambiental e especulação imobiliária.

Sinopse

A partir de dez pontos de vista diferentes este documentário discute, entre outras coisas, como a dinâmica de alteração do espaço geográfico pode garantir que os moradores do entorno do Elevado Costa e Silva não sofram com o processo de gentrificação, que é a substituição de moradores mais pobres por outros com maior poder aquisitivo.

Ficha Técnica:

  • Título: Ponto de Vista
  • Ano produção: 2015
  • Dirigido por: Ingrid Mabelle
  • Estreia: 2015 ( Brasil )
  • Duração: 30 minutos
Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos