Fonte:https://blog.cpetecnologia.com.br/bim-exigencia-obrigatoria/

Nos dias atuais, é cada vez mais exigido pelo mercado que os profissionais de construção civil e arquitetura tenham conhecimento e experiência em ferramentas de desenho variadas, e principalmente que tenham prática com ferramentas em plataforma BIM (Building Information Modeling).

Se você ainda não conhece o BIM, explicando por cima, é uma tecnologia de modelagem na qual se pode construir maquetes virtuais que simultaneamente geram plantas, elevações e cortes. Ou seja, ele produz um desenho 3d e 2d em um arquivo único.

Além disso ele também facilita bastante o compartilhamento e integração, já que programas BIM, como o Revit, têm a possibilidade de ser editados por mais de um profissional simultaneamente e também concentrar projetos e dados diferentes. Então o arquiteto, engenheiro elétrico, fornecedores e etc… podem acessar o mesmo arquivo e colocar diferentes dados que complementem o projeto, visualizando possíveis erros e problemas, ainda virtualmente.

A Plataforma BIMBR, realizada pela Agência brasileira de Desenvolvimento Industrial, com apoio do Ministério da Economia e do Governo Federal, disponibilizou dois cursos de BIM gratuitos para quem ainda está começando a conhecer a tecnologia.

Essa iniciativa tem como objetivo democratizar o conhecimento, já que apesar de bastante exigido ainda não é de fácil acesso, uma vez que os cursos são muito caros atualmente.

O primeiro curso se chama “Conceituação básica do BIM”, e reúne definições, conceitos, fundamentos, princípios, evolução histórica, importância e impactos do BIM no setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação. E é ministrado por Rafael Fernandes, que tem sua atuação totalmente voltada ao BIM.

Já o segundo curso é realizado por Edvanio Teixeira, e se chama “Objetos BIM”, e ensina sobre o conceito de objetos BIM para fazer uma implementação assertiva, normatização, classificação, LOD, nomenclatura, parametria, IFC, modelos de negócios, interoperabilidade, informação agregada ao objeto BIM, precificação e quais os principais softwares do mercado.

Ambos os cursos incluem as aulas, materiais para download, exercícios e certificado de forma totalmente gratuita. Para saber mais informações entre no site oficial.

Nós do Habitamos valorizamos e apoiamos muito a democratização do conhecimento, pois a educação é um direito que nos liberta e abre novos caminhos na vida.

Se quiser se manter informado sobre outros cursos, eventos ou noticias, temos uma seção totalmente dedicada a eles, clique aqui e fique por dentro do que está acontecendo!

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos