Nadia Somekh/Fonte:https://revistaprojeto.com.br/noticias/nadia-somekh-e-homenageada-pelo-ministerio-da-educacao/

A arquiteta e urbanista Nadia Somekh é a primeira mulher a ser eleita como presidente do CAU/BR, tendo o mandato previsto até o dia  31 de dezembro 2023.

Nadia Somekh foi diretora da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) Mackenzie e do  Departamento de Patrimônio Histórico, presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016), conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB e da União Internacional de Arquitetos – UIA (2008-2017) e presidente da Empresa Municipal de Urbanização – EMURB (2002-2204).

Nos últimos anos atuou como conselheira federal do CAU/BR(2018 á 2020), onde coordenou a Comissão Especial de Equidade de Gênero e propôs o Programa “Mais Arquitetos”, visando ampliar o trabalho de Arquitetura Social no Brasil. Além disso ela também foi premiada pelo governo francês com a Palma Acadêmica (2018).

A votação foi feita entre os novos conselheiros escolhidos nessa gestão, com parte deles presente na sede de Brasília e outra parte presente por meio de videoconferência. Entre suas propostas de Nadia se destaca por:

  • enfrentar junto à sociedade os desafios da crise econômica e do trabalho, com atenção à diversidade;
  • apoiar diversas formas de empreendedorismo, cooperativismo e qualificação dos escritórios;
  • diminuir a vulnerabilidade das moradias por meio do programa “Mais Arquitetos”;
  • estimular programas inovadores a exemplo do CAU Educa;
  • sensibilizar a população quanto à importância da Arquitetura e Urbanismo, aproveitando a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetura (UIA2021RIO).

Nós do Habitamos ficamos muito contentes em noticiar uma mulher incrível tendo seu trabalho reconhecido nacionalmente e internacionalmente, que as mulheres consigam ocupar cada vez mais espaços e voz. Agradecemos sua visita. Para mais publicações como esta, visite nossa seção de notícias.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos