Fonte: imagem de divulgação

A prefeitura de São Paulo lançou um Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias em uma plataforma digital, para auxiliar na elaboração de projetos no espaço viário que atendam às necessidades dos cidadãos.

O manual, foi organizado por Elisabete França, José Renato S. Malhem e Maria Teresa Diniz em Dezembro de 2020, é fruto de um esforço coletivo organizado em torno de um consulta pública que contou com contribuições diversas entre elas acadêmicos, sociedade civil, associações e entidades.

Dividido em sete capitulos, ele foi concebido para continuar sendo atualizado permanentemente e a sua versão impressa será feita no formato de fichário, o que possibilitará inserir revisões sem precisar comprar uma nova edição.

  1. Introdução: Dedica-se a apresentar o documento, contar sobre seu processo de elaboração e as parcerias realizadas para esse fim.
  2. Governança: Aborda as questões relativas às competências dos órgãos relacionados ao espaço viário e ao financiamento das intervenções. São informações que o profissional deve conhecer antes de dar início à elaboração do projeto.
  3. Parâmetros de Desenho do Viário: Trata do dimensionamento e ordenamento do espaço viário: tipologia da via, espaço do pedestre, espaço do ciclista e pista. Já os capítulos seguintes abordam o posicionamento de diversos itens no espaço viário.
  4. Elementos urbanos: Divide-se em serviços de interesse público, mobiliário urbano, sinalização, posteamento e dispositivos de proteção. O posicionamento desses elementos deve observar também as redes de serviço público localizadas sob o espaço viário e que se conectam com a superfície em diversos pontos.
  5. Infraestrutura Subterrânea: Muitos desses serviços operam em regime de concessão, como água, esgoto, gás canalizado, energia elétrica, telefonia e tecnologia da informação e comunicação. Outros, como drenagem e os diversos dutos da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, são geridos pelo próprio poder público.
  6. Infraestrutura Verde e Azul: Trata dos sistemas naturais também abrigados pelo espaço viário, como arborização, parques lineares, sistemas de biorretenção e paisagismo.
  7. Bibliografia e Créditos: composto pelos textos finais, completa o conteúdo do manual.

Para fazer o download na integra acesse o site oficial

Agradecemos sua visita. Para mais publicações como esta, visite nossa seção de notícias.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos