Habitação Social- Projetos de um Brasil/ Imagem de divulgação

A recomendação dessa sexta-feira é a série Habitação social- Projetos de um Brasil, que é uma série documental que mostra através de 13 episódios de 26 minutos, alguns modelos de habitações sociais pelo Brasil.

Todo o episódio mostra alguma habitação com seu contexto histórico, entrevistas e cenas cotidianas daquele local, discutindo questões arquitetônicas, urbanísticas, sociais, econômicas e políticas.

A série discute diferentes tipos de moradias através da história, nos mostrando por exemplo no primeiro episódio a Vila Maria Zélia, onde conta um pouco sobre as primeiras vilas operarias de São Paulo, passando pelo conhecido Conjunto Pedregulho de Affonso Eduardo Reidy e Carmen Portinho, e chegando aos movimentos de luta de moradia, mostrando o multirão Paulo Freire e as Ocupações em São Paulo.

Ao longo do documentário há um grande cuidado em mostrar essas arquiteturas sendo usadas pelos moradores, dando vida aos espaços e que junto com as entrevistas, mostra o cotidiano e as histórias desses lugares. Nos aproximando por exemplo dos anos 60, quando apresenta o plano de remoções de favelas do Rio feito por Carlos Lacerda e como isso impactou aquelas famílias.

O conteúdo pode ser acessado no serviço de streaming da Amazon Prime , pelo menos até o momento dessa postagem. Este documentário é muito interessante para quem deseja conhecer um pouco sobre habitação social no Brasil.

  • Titulo: Habitação social – Projetos de um Brasil
  • Ano:2019
  • Direção: André Manfrim
  • Gênero: Documentário
  • Quantidade de episódios: 13
  • Duração de cada episódio: 26 minutos

O Habitamos agradece a sua visita, esperamos que goste dessa leitura. Se achou essa recomendação legal, veja outras públicações como esta e compartilha que ajuda muito a gente. Caso tenha alguma recomendação, crítica ou sugestão de conteúdo, deixa um comentário que a gente dá uma olhada.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos