Mostra | Ruy Ohtake: A produção do Espaço

0
78
Embaixada Brasileira em Tóquio, Japão. Fotografia: retirada da publicação original.

No dia 26 de fevereiro às 19h será inaugurada uma exposição com obras do Arquiteto e Designer de móveis Ruy Ohtake no Museu da Casa Brasileira.

Sobre foi Ruy Ohtake
Formou-se na FAU em 1960 e já em 1962 projetou a casa Rosa Okubo, premiada na Bienal de Arquitetura de São Paulo daquele ano. Depois de quase seis décadas de intensa atuação e muitos prêmios, conquistou, em 2007, o Colar de Ouro, maior condecoração do Instituto de Arquitetos do Brasil e foi condecorado como “Arquiteto do Ano 2009”, pela Federação Nacional de Arquitetos.  Recebeu os títulos de Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura de Santos e de Professor Honoris Causa da Universidade Braz Cubas. Seu reconhecimento internacional já o levou a fazer parte do seleto grupo de arquitetos convidados do 20º Congresso da União Internacional de Arquitetos (1999), em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. Na comemoração dos 60 anos da FAU-USP, em 2008, foi o arquiteto convidado a fazer uma exposição no grande espaço projetado por seu mestre Vilanova Artigas.

A exposição foi organizada em associação com o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, apresenta ao público um pouco do modo de pensar e projetar de Ruy Ohtake, um dos principais arquitetos brasileiros. Lá estarão disponíveis maquetes, croques, fotografias, desenhos e videos.

“A mostra ressalta a concepção de Ohtake sobre qual deve ser o papel da arquitetura para o homem contemporâneo, como a sua obra vai assumindo diferentes traduções, conforme a natureza do projeto, o impacto que, pelo imprevisto de sua massa, de suas formas, espaços e cores, pode provocar no trecho da cidade onde se inscreve, entre seus usuários ou simplesmente nas pessoas que passam e se surpreendem”

Agnaldo Farias – Curador da exposição

Entre as obras selecionadas é possível encontrar projetos como o do Parque Ecológico do Tietê, Hotel Unique, Complexo Aché Cultural, Embaixada do Brasil em Tóquio, o Condomínio Residencial Heliópolis e outros mais.

Abaixo tem o endereço, horário de funcionamento e valores. Para mais informações sobre a exposição basta clicar aqui.


Museu da Casa Brasileira
Exposição: Ruy Ohtake: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO
Abertura: 26 de fevereiro, terça-feira, às 19h
Visitação até 19 de maio de terça a domingo, das 10h às 18h
Av. Faria Lima, 2705
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
Tel.: (11) 3032-3727

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos