Fonte: imagem de divulgação

Entre os dias 6 e 17 de abril, o Instituto de Referência Negra Peregum abre inscrições para a primeira formação do “Curso de Enfrentamento às Mudanças Climáticas e ao Racismo Ambiental”.

A iniciativa inédita conta com a parceria da confluência IYALETA – Pesquisa, Ciência e Humanidades e com o Centro Integrado de Direitos Humanos, programa de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Através da pesquisa sobre Racismo Ambiental e Mudanças Climáticas, o programa visa promover a formação em Direitos Humanos e impactos ambientais, ampliar o conhecimento dos estudos e pesquisas sobre mudanças climáticas e racismo ambiental contribuindo com a permanência de estudantes cotistas negras e negros nos cursos de graduação.

 Com este trabalho, possibilitamos a ampliação de conhecimento acadêmico sobre os estudos e pesquisas que envolvam mudanças climáticas e racismo ambiental. Além disso, sabemos quanto é difícil para estudantes negros e negras permanecerem na universidade, algo que o projeto contribuirá com as bolsas para estudantes cotistas, negras e negros nos cursos de graduação”, afirma Diosmar Filho, geógrafo, pesquisador da IYALETA – Pesquisa, Ciência e Humanidades, responsável pelo projeto “Amazônia Legal Urbana – Análises Socioespaciais de Mudanças Climáticas”.

O Projeto vai selecionar 10 (dez) estudantes negros(as) de todo o território nacional, que comprovem ingresso nas universidades públicas pelas Ações Afirmativas, atualmente matriculados(as) entre o 2º e o 6º semestre, e que não recebam qualquer bolsa, de nenhuma modalidade, seja de permanência ou fomento à pesquisa de caráter público ou privado.

Os estudantes selecionados para o ciclo de estudos serão contemplados com uma bolsa no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) mensais durante os 9 meses de formação com o projeto. 

Estamos trazendo à tona esse assunto de forma pioneira ao convocar estudantes negros (as) a pesquisar e se engajar nessa causa tão essencial para as próximas décadas. Somos uma organização negra refletindo para que nossa população crie alternativas de vida e possibilidades de enfrentamento ao genocídio ambiental que se anuncia”, conclui Vanessa Nascimento, diretora-executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.

Confira o Edital: bit.ly/3ud0kAF

Para mais informações: bit.ly/3uRnwDS

Inscrições: bit.ly/3j9qga5

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos