Fonte: Adjaye Associates Website

Uma das mais antigas premiações da arquitetura, a Royal Gold Medal do Royal Institute of Brithsh Architects (RIBA) foi regalada a um arquiteto negro pela primeira vez. O prêmio é conferido desde 1848 a pessoas ou grupos de pessoas que tiveram/tem influencia nos avanços da Arquitetura. Observação: a medalha é entregue pela própria Rainha!

David Adjaye OBA é um arquiteto britânico de origem ganesa e foi o líder da equipe que projetou o National Museum of African American History and Culture. Segundo o jornal The Guardian, a medalha do RIBA foi atribuída a Adjaye em um momento em que o instituto está reexaminando seu papel no contexto do passado colonial britânico.

Fonte: Adjaye Associates website

Nos últimos tempos vários movimentos sobre direitos e igualdade para a população negra tem ganhado força no mundo, Black Live Matters é um entre muitos outros.

Por isso, nesse momento de grande visibilidade internacional da luta dos povos negros por igualdade de direitos, um instituto como o RIBA reconhecer o trabalho de um arquiteto negro em um espaço que foi (e ainda é) tradicionalmente dominando por brancos é um passo muito importante.

Sobre a obra de David Adjaye Obe

De acordo com o próprio RIBA, Sir David Adjaye (sim, ele ganhou o título de Sir), conquistou atenção internacional por um histórico de trabalho excepcional ao longo de mais de 25 anos. Sua lista de obras inclui residências privadas, centros de exposição, design de mobiliários, edificações culturais e planos urbanos.

Além disso Adjaye também deu aulas em escolas de Arquitetura no Reino Unido e Estados Unidos da América, incluindo passagens por Harvard, Michigan, Pennsylvania e Princeton.

Fonte: Adjaye Associates website

Dentre suas obras mais conhecidas temos o Smithsonian National Musou of African American History and Culture em Washington, DC (2016); o Ruby City Art Centre, Texas (2019); Alara Concept Store, Lagos (2016), a Moscow School of Management, Russia (2010) e o Nobel Peace Centre, Noruega (2005).

Fonte: Adjaye Associates website

Segundo o site do RIBA, ao ser informado sobre o prêmio David Adjaye disse:

“É gratificante e uma grande honra ter o trabalho que eu e meu time desenvolvemos ser reconhecido, nós contribuímos com a área por mais de 25 anos.

Arquitetura para mim sempre foi sobre criar e edificar beleza para todas as pessoas do mundo igualmente e contribuir com a construção. O impacto social desse campo tem sido e continuará sendo a força guia nas minhas experimentações e práticas. Agradeço sinceramente e de coração a todas as pessoas que me ajudaram ao longo dessa jornada para chegar nesse momento.” (tradução livre)

Fonte: Adjaye Associates website

Nessa notícia utilizamos como referência informações coletadas nos links abaixo.

WAINWRITE, Oliver. Courage, elegance, grit’: architect David Adjaye makes history by winning RIBA award. The Guardian, 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2020/sep/30/david-adjaye-riba-royal-gold-medal?fbclid=IwAR0eWZImrDD5TTjMiSd4sAy9L5d9K1rl1pYRaNQEgve_HA4o6v8BOdG3y0o Acesso em: 05/10/2020.

SIR DAVID ADJAYE OBE TO RECEIVE 2021 ROYAL GOLD MEDAL. RIBA Architecture, 2020. Disponível em: https://www.architecture.com/awards-and-competitions-landing-page/awards/royal-gold-medal Acesso em: 05/10/2020.

RUBIO, Eric Vives. David Adjaye torna-se o primeiro arquitecto negro a receber a Royal Gold Medal do RIBA. Publico, 2020. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/09/30/culturaipsilon/noticia/david-adjaye-tornase-arquitecto-negro-receber-royal-gold-medal-riba-1933552?fbclid=IwAR2QGkBL1Kpl7SCZ3OYPSpUghcudXcYPXgCJB6Teh3uVeTnOXif6sY03rYs Acesso em: 05/10/2020.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos