Curso Cidades Inteligentes, Cidades Vigilantes.

Estarão abertas a partir do dia 21/01 as inscrições para o curso de extensão sobre cidades inteligentes e cidades vigilantes oferecido pela FFLCH-USP.

Objetivo: Estruturado em três encontros, este curso de verão tem como objetivo principal compreender, a partir do Paradigma das Novas Mobilidades, os impactos sociais do desenvolvimento e difusão das políticas de cidadesinteligentes pelo mundo.

Pretende-se explorar estes impactos em dois níveis:

a) a nível global, analisando como estas políticas têm se espalhado por diferentes cidades com o apoio de grandes empresas de tecnologia e sendo moldadas por como os ventos econômicos e políticos sopram;

b) a nível local, entendendo as diferentes formas que a cidade inteligente pode assumir, focando principalmente nos dispositivos de vigilância e controle.

O curso se apoiará em obras bastante atuais e já relevantes para suscitar o debate: O que é uma cidade inteligente? Cidade Inteligente para quem? Por que as cidades têm buscado serem reconhecidas como cidade inteligente? Como estas políticas tem se disseminado pelo mundo de forma tão rápida? Qual o impacto social dos usos destas Tecnologias de Informação e Comunicação? As tecnologias são ou podem ser neutras? Como os governos utilizam o big data a seu favor? Como fica o direito a privacidade? 

O curso estará dirigido principalmente para estudantes e pesquisadores das Ciências Sociais, porém bem receberá qualquer um que se interesse pelo debate acerca destas novas configurações do urbanismo do século XXI.

Informações:

  • Dia(s): 12-14 de fevereiro de 2020 .
  • Horário: 15h00 às 19h00.
  • Local: Prédio de Letras, sala a definir.
  • Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – Cid. Universitária – Butantã – São Paulo/SP.
  • Inscrições e mais informações: aqui
  • Sem taxa de inscrição.
Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos