Fonte:Pixabay

Cada vez mais as empresas exigem que os profissionais e estudantes de arquitetura, apresentem um portfólio acompanhado do currículo, para poder conhecer seus trabalhos anteriores, como o mercado de trabalho é bastante concorrido é muito importante apresentar o que já fez para se destacar.

O portfólio é o conjunto trabalhos e de experiências que você teve sendo estudante, profissional ou empresa. Ele tem como função mostrar graficamente, de forma clara e breve suas habilidades, por isso deve-se saber selecionar os melhores projetos, e apresenta-los de forma que as principais informações sejam captadas rapidamente.

Então hoje viemos trazer algumas dicas de como montar esse material:

1°Selecionar os melhores trabalhos

A primeira coisa é escolher as informações que você colocará dentro do seu portfólio, busque não por quantidade, mas por qualidade, selecione seus melhores trabalhos, que mostrem suas habilidades e projetos interessantes. Ao defini-los deixe claro quais foram as suas reais contribuições, ou seja, deixe claro o que de fato você fez nesse trabalho e o que foi feito em equipe.

2° O que você irá transmitir e para quem?

É muito importante que ao selecionar os trabalhos, você pense nas informações que serão valorizadas, e em quem vai avaliar esse material. É recomendado ter mais de um modelo pronto de portfólio para poder enviar para diferentes empregadores, com aquilo que pode ser mais interessante ou coerentes com o perfil da empresa.

O portfólio deve ser pensado como uma apresentação sua e do seu trabalho, então organize a ordem das informações pensando com a visão de quem vai ler e da forma como você quer que a pessoa veja seu perfil. É interessante durante essa etapa buscar referencias que possam ajudar a ter ideias de como montar e criar sua própria identidade.

Diagramação

Para conseguir apresentar e priorizar informações é essencial que você aprenda um pouquinho de alguns conceitos do design gráfico. Esse conhecimento o ajudará a saber usar tamanho de fonte, imagem e suas posições, para conseguir ter um bom resultado, em que seu portfólio se apresenta de forma clara e potente.

Fica muito ruim para ler quando tem muitas fontes no mesmo texto, excesso de imagens, ou elementos desalinhados e mal pensados. Um boa dica é procurar pelo livro “Design para quem não é designer” da autora Robin Williams, ela explica de forma bem didática e objetiva alguns conceitos usados no design, isso pode ajudar quem não tem muita facilidade.

4°Faça revisões

Após montar o seu portfólio, revise, mostre a outras pessoas e peça que deêm um feedback, antes de começar a compartilha-lo no mercado, muitas vezes não vemos erros bobos ou não pensamos em algo que o outro pode ver.

5°Tamanho do arquivo e acessibilidade

Antes de começar a enviar o seu portfólio para as empresas, certifique-se que o tamanho do arquivo não esteja acima de 15MB. Você quer que a empresa consiga abrir tranquilamente seu arquivo sem nenhum problema, se ele estiver muito pesado, a leitura fica prejudicada e todo seu trabalho terá sido em vão.

Caso use alguma plataforma online, certifique-se que a interface e a legibilidade, não prejudique a leitura e visualização do seu arquivo.

Há plataformas como Behance, issuu e instagram, que são bastante comuns de serem usadas como ferramenta e que tem bastante trabalho que pode servir de referencia, caso esteja muito perdido. Deixaremos dois exemplos de portfólio, encontrados no issuu.

Portfólio de Anne Z. Wang
Portfólio de Dong Lu

Esse artigo buscou dar algumas dicas de como montar seu portfólio, mostrando que você deve buscar ser claro, objetivo e que o principal é conseguir mostrar quem você é como profissional, seja sincero em suas informações e tente não deixar esse trabalho na gaveta por muito tempo, comece, termine e compartilhe seus trabalhos, isso será importante para a sua carreira!

O Habitamos agradece sua visita, caso tenha alguma crítica ou sugestão deixe um comentário, que gostamos muito de ler. Visite também nossa página inicial onde temos outros artigos como este.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos