Como fazer paginação de pisos e parede

0
2031

Na faculdade muitas vezes não damos a devida atenção à paginação de pisos e parede. É comum selecionarmos uma área, aplicar hachura e ficar por isso mesmo.

Mas você sabia que realizar a paginação de maneira correta evita vários problemas e facilita na hora da construção?

Nesse artigo vamos te ensinar/relembrar como fazer seus desenhos de paginação de pisos e paredes.

Por que a paginação de revestimentos é tão importante?

Ela serve para identificar quais os materiais serão utilizados no projeto (pedras, pastilhas, cerâmicas, porcelanato, etc).

Também dá todas as indicações sobre: método de instalação, cores, tamanho de peças e disposição na hora da montagem.

Um bom projeto de paginação contribui com acessibilidade, fatores estéticos, conforto ambiental e permeabilidade (no caso externo).

Sem contar que ajuda na economia de material, facilidade na instalação e valoriza o ambiente.

photo 1515179314943 a93af721c8d9?ixlib=rb 1.2 - Como fazer paginação de pisos e parede
Fotografia: Michal Pechardo

Como representar a paginação de pisos e paredes no desenho

As principais escalas para paginação de revestimento (isso vale para piso e paredes) são:

  • Pisos – Planta em escalas 1/50 – 1/20 – 1/25
  • Paredes – Vista em escala 1/25 ou 1/20
paginação de revestimento planta 1 - Como fazer paginação de pisos e parede
Fonte: Puc Goiás

O desenho precisa indicar o início da colocação das peças, as vistas, cotas, legenda e tabelas com calculo do material por m².

Na planta de piso também é necessário aparecer o nível específico (banheiros por exemplo tem níveis diferentes), o tipo de rodapé utilizado, soleira e demais características.

É importante deixar claro na planta onde é o início da paginação do piso, identificar os materiais utilizados e a localização dos rodapés. Todo esse descritivo e o calculo de m² deve aparecer na legenda e tabelas complementares.

paginação de piso - Como fazer paginação de pisos e parede
Fonte: Danilo Saccomori Arquitetura

As paredes que tiverem paginação devem ser representadas em vista, para que seja possível verificar as alturas, recortes e desenhos do revestimento.

paginação de revestimento vista - Como fazer paginação de pisos e parede

Fonte: Puc Goiás

Na tabela de material devem constar pelo menos: o nome do revestimento, suas características, seu local de aplicação e metragem.

tabela paginação - Como fazer paginação de pisos e parede
Tabela exemplo

Para calcular quanto de material será utilizado é preciso saber a m² da área que será coberta e o tamanho das peças escolhidas.

Caso tenha alguma abertura ou mobiliário fixo na área onde o revestimento será aplicado lembre-se de descontar esses valores na área calculada, para que não haja desperdício.

Vamos utilizar como exemplo uma área de 10m² sendo revestida por azulejos de 20x20cm.

Área da peça de revestimento – 0,20 * 0,20 = 0,04m²

Área que será revestida (tirar mobiliário fixo e aberturas) – 10 m²

Quantidade de peças = Área revestida/área da peça de revestimento

10 / 0,04 = 250 azulejos

Acrescentando ai 10% da margem de segurança, 250 + 10% = 275 azulejos. Alguns sites que vendem material de construção já te fornecem quantos m² cada caixa cobre, mas é importante saber calcular.

Se você estiver trabalhando em algum software como AutoCAD ou Revit, e sua hachura/material estiver configurado no tamanho certo. O número de peças desenhado provavelmente vai bater com o calculado.

Nem sempre teremos áreas onde o tamanho da peça do revestimento vai ser 100% compatível, nesses casos que temos recortes o ideal é que deixemos essas áreas nos cantos ou perto/sob de mobiliários fixos/pesados para minimizar o impacto visual.

paginação - Como fazer paginação de pisos e parede

Mas lembre-se, sempre converse com o cliente. Muitas vezes o que achamos bonito ou esteticamente mais agradável não é o que o cliente quer.

Já tive casos onde me pediram uma paginação de piso diferente do que eu considerava a melhor solução. Nossa função é orientar e tentar explicar as melhores soluções, mas na vida real quem manda mesmo é o gosto do cliente.

Além do tipo de material, o modo como organizamos os componentes também influencia a dinâmica do espaço e suas composições de desenho. Os tipos de combinação mais comuns são: alinhado, diagonal, dama, espinha e escama.

pagina%C3%A7%C3%A3o tipos - Como fazer paginação de pisos e parede
Fonte: Sua casa em segredos

Contudo as combinações vão depender apenas da sua criatividade e recursos disponíveis.

e3d8f720b5f9b3d648c49c97b3667b71 - Como fazer paginação de pisos e parede
Paginação de piso Copa Cabana – Burle Marx. Fotografia: Bloglovin

Cuidados na hora da compra

Agora que você já tem a área, o material e a quantidade definida vamos te dar uma dica muito importante na hora da compra.

Compre também pelo menos 10% extra em caso de assentamento convencional e 15% a mais para assentamentos em diagonal. Isso serve como uma medida de segurança para possíveis acidentes que aconteçam durante ou pós obra.

Há arquitetos e arquitetas que dizem que 10% pode ser um valor exagerado dependendo do ambiente. Eu já vi casos de pessoas que utilizam 10% para até 50m² e 5% até 100m².

Para ambientes muito pequenos o ideal não é trabalhar com 10% extra e sim com peças extras. As vezes, apenas os 10% são insuficientes.

Outra dica é utilizar peças menores para ambientes menores, isso vai reduzir bastante a quantidade de recortes necessários.

Se o material extra não for utilizado de imediato, ele fica com o cliente para usos futuras manutenções. Evitando a dor de cabeça de procurar um material semelhante no futuro. Procure orientar seu cliente a sempre guardar o excedente nas embalagens originais, elas contem todas as informações necessárias em caso de reposição de peças.

É fundamental comprar tudo do mesmo lote. Materiais de lotes diferentes apresentam alterações de tonalidade e desenho. Devemos ter cuidado redobrado quando trabalhamos com pedras, granitos e cerâmicas.

012359950556510159ef30dd506fc9ae8c9a738a - Como fazer paginação de pisos e parede

Não esqueça de checar se o material é do mesmo lote na hora que for receber. As vezes esse detalhe passa desapercebido e pode causar um problema enorme com trocas e atraso na obra.

Para finalizar e te inspirar nós separamos aqui uma galeria do Pinterest com vários exemplos bacanas de paginação de piso.

3bfe40ba00121097c1fa81582667f6a1 - Como fazer paginação de pisos e parede
Cups Nine Café. Projeto: Normless Architecture Studio

Nós tentamos mostrar aqui os principais pontos sobre paginação de pisos e paredes. É normal englobar forros na paginação, mas resolvemos deixar isso de fora, pois pretendemos fazer um artigo completo sobre forros em breve.

O Habitamos agradece sua visita e esperamos que esse tópico tenha sido útil.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos