Como escolher cores na Arquitetura: Prata

0
73
Metrô em Londres. Fotografia: Gordon Williams

Esse é o sexto artigo da série chamada “Como escolher cores na Arquitetura”, dessa vez falaremos um pouco sobre o uso do prateado na arquitetura. Para seguir com a leitura é interessante conhecer os outros textos. Se você não quiser fazer isso agora, não tem problema.

Introdução

Nos artigos anteriores nós explicamos como as cores influenciam nossas emoções e comportamento dentro dos ambientes.

Nós também explicamos como o corpo humano percebe as cores de maneira única, ninguém vê o mesmo tom de cor que você. Esse é o motivo de termos códigos para definir as cores e facilitar seu reconhecimento.

A série “Como escolher cores na Arquitetura” foi escrita com base no livro:

A Psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a Razão da autora alemã Eva Heller.

Como escolher cores na Arquitetura: Laranja, Violeta e Rosa

Prata

photo 1552057426 9f23e61fa7b1?ixlib=rb 1.2 - Como escolher cores na Arquitetura: Prata
Fotografia: Stanislaw Zarychta

Apesar da prata ser constantemente comparada ao ouro, o metal prateado é muito mais presente no dia-a-dia das pessoas. Vemos sua presença em estruturas, elementos construtivos, mobiliários e até detalhes de decoração.

Os tons prateados são constantemente associados a velocidade, dinamismo, tecnologia, fábricas e coisas futuristas, não é atoa que foguetes, naves e satélites são dessa cor.

photo 1513828418004 7aa1c7e5c824?ixlib=rb 1.2 - Como escolher cores na Arquitetura: Prata
Fábrica. Fotografia: Crystal Kwok

Aliás você sabia que as cores tem peso?

“Em 2 de junho de 1934, véspera da corrida da Adac no circuito de Nuremburgo, se descobriu que o carro da Mercedes pesava um quilo mais do que o permitido. Hoje já não se sabe quem teve a ideia genial, mas, para eliminar peso, durante a noite foi retirada do automóvel a pintura branca, ficando descoberta a carroceria de alumínio do carro, de uma brilhante cor prateada.” Eva Heller.

1934 Mercedes Benz W25 Model Racing Cars 3e92cdca 044a 4e0d 887b 20bb088af204 - Como escolher cores na Arquitetura: Prata

Réplica do carro utilizado pela Mercedes em 1934. Fonte: hobby db

O prateado é uma cor funcional, seu brilho reflete os raios do Sol, diminuindo o calor (vamos deixar claro que dependendo do tipo de metal, pode ocorrer uma absorção de calor e a peça fica extremamente quente, deve-se estudar material a material).

Essa cor também ficou associada a todos os metais leves modernos. Por conta da oxidação da prata que causa o escurecimento da peça se mal cuidada e pela diferença de preço, que aço inoxidável e o alumínio se tornaram populares no Design e na Construção Civil.

photo 1490253599483 a908627eb692?ixlib=rb 1.2 - Como escolher cores na Arquitetura: Prata
Fotografia: Ricardo Gomez Angel

Enquanto o ouro é constantemente associado ao Sol e coisas quentes a prata é relacionada à Lua e elementos frios. Também existe quem faça associações do ouro e Sol com Leão, prata e Lua com Câncer.

Os tons prateados estão associados a mentes cristalinas, às virtudes do trabalho intelectual. Seu brilho remete ao “moderno”, tecnologia e funcionalidade, ao contrário do ouro que impõe sua grandeza as outras cores, o prateado busca um balanço, ele não se apresenta tão pretensioso.

metal furniture designs with stainless steel office furniture nice modern glass office desk - Como escolher cores na Arquitetura: Prata
Fonte: Canhotopazelite

Na arquitetura o aço se apresenta como um material contemporâneo e arrojado que pode aparecer em soluções construtivas, estruturais e estéticas. Além disso o aço é totalmente reciclável e causa menos impacto ambiental em termos de consumo de energia.

arq 53645 - Como escolher cores na Arquitetura: Prata
Tiffany & Co. Projeto: Carbondale Architects

Em interiores é comum vermos a presença do preteado do aço/alumínio em detalhes, estruturas, mobiliários e até utensílios domésticos. As superfícies lisas, brilhantes e reflexivas contribuem com um ambiente mais sofisticado, contemporâneo e refinado.

Os melhores ambientes para o uso do prata metálico é a cozinha e lavanderia, tanto pela facilidade de limpeza quanto pela sensação “clean” que o metal fornece ao espaço.

img 578822 decoracao truques para decorar cozinhas pequenas20140120131390230876 - Como escolher cores na Arquitetura: Prata
Fonte: Caras

A cor prata combinada com branco ou cores claras, também funciona bem em ambientes de trabalho/descanso que queiram uma uma pegada mais contemporânea ou futurista.

photo 1462887414461 cceed5385e2c?ixlib=rb 1.2 - Como escolher cores na Arquitetura: Prata
Elevador em Milão. Fotografia: Tomasz Rynkiewicz

A madeira e o aço combinam muito bem em elementos como corrimão/guarda-corpo, luminárias, estantes ou estruturas de móveis.

vector83 2 - Como escolher cores na Arquitetura: Prata
Fonte: Natalia Ingraci Arquitetura

Esse artigo faz parte de uma série sobre cores no design de interiores que originalmente foi pensada para ser 6 textos, mas para evitar conteúdos muito extensos optamos por separar algumas cores que seriam apresentadas juntas como foi o caso do Ouro e Prata.

Vocês acabaram de ler a sexta publicação, ainda teremos as cores Marrom e Cinza.

O material foi dividido para que a leitura fosse fácil e dinâmica de modo a não tomar muito do seu tempo e ser de fácil consulta.

O Habitamos agradece sua visita e nos acompanhe para saber mais sobre cores na arquitetura.

Caso queira saber mais sobre design de interiores clique aqui.

Se precisar citar esse artigo em algum trabalho de acadêmico utilize:

LOBO, Diego Augusto. Como escolher cores na Arquitetura: Prata. Habitamos, 2019. Disponível em: <http://www.habitamos.com.br/como-escolher-cores-na-arquitetura-prata/>. Acesso em: “colocar data aqui”.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos