Como dobrar seus projetos para Prefeituras e entregas na faculdade

Você sabia que existe uma ABNT que fala só de dobras técnicas? Existe sim, é a NBR 13142. Ela é curtinha tem só 3 páginas, mas isso já é o suficiente para dar dor de cabeça aos desavisados.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre essa norma e também ensinaremos como fazer as dobras nos seus projetos.

Eu lembro que na época da faculdade eu ficava feliz quando a entrega era um portfólio A3 e não projetos dobrados, isso quando eu não pedia para o pessoal da gráfica realizar as dobras na hora de pegar a impressão.

Em algumas prefeituras, shopping centers, redes de construtoras e até mesmo durante a graduação é necessário o uso da dobra técnica para a entrega do projeto e as vezes não saber como fazer pode te colocar em uma furada.

Já aconteceu comigo de chegar com o material embrulhado em um canudo e ao chegar no local me pedirem para entregar dobrado no formato A4, fiquei sabendo de casos onde houve até recusa de recebimento de material.

Esse tipo de situação é bem comum, então para evitar ser pego no susto dá uma olhadinha no material que preparamos para você.

O que a norma diz?

A NBR 13142 estabelece todos os parâmetros de dobramento de todo e qualquer tipo de desenho técnico (arquitetura, estrutura, mecânicos, elétrica, etc…).

Segundo a norma os tamanhos de folha padrão A0, A1, A2 e A3 devem ser dobradas para que fiquem próximos a uma folha A4 (29,7x21cm). Isso é, 29,7 cm de altura e 18,5 cm de largura, essa diferença entre 21 e 18,5 cm acontece porque 2,5 cm são usados na margem para que se possa usar como aba para encardenações ou furações na hora de armazenar o projeto.*

A legenda deve ficar no canto inferior direito e visível, conforme a imagem abaixo.

Imagem retirada da própria norma.

No caso de papéis em formado A0, A1 e A2 o canto superior esquerdo precisa de uma dobra para trás. Conforme as imagens a seguir.

Imagem retirada da própria norma.
Imagem retirada da própria norma.
Imagem retirada da própria norma.

Já na folha A3, aquela dobra no canto não é necessária. Conforme mostrado na figura a seguir.

Imagem retirada da própria norma.

Todos esses desenhos estão em milímetros, cuidado para não se confundir.

Agora caso você seja como eu e tomou um susto ao ver essas imagens, separamos um vídeo bem bacana que mostra como fazer todos os dobramentos.

Aqui tem um link que encontrei sobre a norma em uma disciplina da IFRN.

O vídeo é do canal DroneGuitar no Youtube. A explicação é bem simples e didática, se restou mais alguma dúvida sobre como dobrar vale a pena dar uma olhada.

O Habitamos agradece sua visita e esperamos que essa postagem tenha te ajudado.

*Esse artigo sofreu uma edição graças ao comentário do Eng. Fauler R. de Lázari que nos avisou sobre a diferença no tamanho do papel A4.

Gostou? Dá um curtir e compartilha com aqueles seus amigos que ainda se embolam dobrando o projeto.

Caso tenha alguma sugestão sobre tema ou tópico que considere importante, deixa uma mensagem nos comentários que a gente tenta ajudar e se precisar citar esse artigo em algum trabalho de acadêmico utilize:

LOBO, Diego Augusto. Como dobrar seus projetos para Prefeituras e entregas na faculdade. Habitamos, 2019. Disponível em: <http://www.habitamos.com.br/como-dobrar-seus-projetos-para-prefeituras-e-entregas-na-faculdade/>. Acesso em: “colocar data aqui”.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, legal o artigo, mas há um erro aí, você indica uma medida errada do formato A4, no segundo parágrafo de “O que a norma diz?” está descrito “Segundo a norma os tamanhos de folha padrão A0, A1, A2 e A3 devem ser dobradas para que fiquem equivalentes a uma folha A4. Isso é, 29,7 cm de altura e 18,5 cm de largura.”, mas no final o correto seria “Isso é, 29,7 cm de altura e 21,0 cm de largura.”, pois o 18,5cm é menor que a largura do A4, e propositadamente, pois é descontado a margem da parte que realmente fica do tamanho do A4 e se não fosse menor que os 21cm ao furar a aba da margem na encadernação ou furo do furador, os furos transpassariam todas dobras do projeto. Então é só corrigir o tamanho no texto e sei quiser acrescentar o motivo.
    Bom trabalho.
    Abraço
    Engenheiro Fauler R. de Lázari

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos