Com a chegada da pandemia muita gente começou a trabalhar nos PCs de casa e isso pode ser um problemão se você não tiver uma maneira inteligente de fazer cópias dos seus arquivos.

Afinal acidentes acontecem, imagina o terror de perder todo aquele projeto, relatório ou trabalho que precisava ser entregue para o cliente ou faculdade. Mas não se preocupe que dessa vez o Habitamos preparou um tutorial ilustrado de como montar um drive online que sincroniza e salva seus arquivos em uma plataforma online.

A gente sabe que nem todo mundo pode bancar um drive pago então o processo que mostraremos aqui é através do Google Drive, queria deixar claro que esse tutorial não é patrocinado, mas estamos disponíveis 😉

Quais as vantagens de se ter um drive online sincronizado?

A principal vantagem está no fato de você ter uma pasta no seu computador onde pode colocar e organizar tudo que quer salvar e acessar da nuvem (internet). Também é possível compartilhar essas pastas com outras pessoas e criar um ambiente colaborativo.

Agora ao passo a passo de como se cria o drive e como sincronizar tudo isso.

O primeiro passo é acessar o site do Google Drive e clicar no botão Acessar o Google Drive.

Fonte: Google Drive.

Depois disso você tem que escolher entre acessar o Google Drive como conta pessoal ou conta de empresa, aqui vamos ensinar o processo que é voltado para contas pessoais (pois não tem custo nem mensalidade). Clique em Acesso o Google Drive.

Fonte: Google Drive.

O passo seguinte é fazer o login com a sua conta Google ou criar uma nova, não vamos postar o processo de criação porque ele é bem intuitivo, então pularemos para a tela seguinte.

Fonte: Google Drive.

Depois do login você vai cair em uma tela semelhante a essa ai embaixo, quem já usa o Google Drive conhece bem, mas nem todo mundo conhece e isso aqui é um tutorial passo-a-passo, então vamos lá.

Fonte: Google Drive.

Agora que você já tem acesso ao drive vamos instalar a versão dele para computador e configurar as transferências e sincronização.

Na imagem tem um balãozinho azul dizendo “Obtenha o Drive para computador” você pode clicar em transferir e baixar o executável. Ai você me diz “putz fechei o balão sem ler e agora?” ou “tenho o Drive a anos, nunca nem vi esse balão” é possível usar a engrenagem localizada no canto superior direito para fazer o download.

Fonte: Google Drive.

Fez o download e instalou? (o Google costuma instalar junto aqueles negócios do google docs, sheets, mas você pode tirar se não quiser).

Deve ter um ícone ali embaixo perto do relógio, clique nele e inicie os primeiros passos. Na minha imagem aparecem dois ícones porque tenho dois drives instalados.

Fonte: Google Drive.

Com o login efetuado agora ele vai perguntar quais pastas você quer sincronizar com seu Drive, isso ai fica a seu critério. Também vão te perguntar se você quer espaço ilimitado e gratuito (onde o drive pode comprimir seus arquivos de foto e vídeo) ou limitado e com expansões pagas (onde os arquivos de foto e vídeo mantem os tamanhos e resolução original).

Para a maioria das pessoas a opção ilimitada é a melhor escolha, mas isso vai de cada um.

Fonte: Google Drive.

Dai em diante é seguir em frente. Agora que você fez as configurações da sincronização precisa abrir o Explorer (ou uma pasta qualquer do seu computador).

Essa ai é a pasta sincronizada do seu Google Drive, nela você pode colocar tudo que quer salvar no Drive, basta arrastar lá para dentro que o conteúdo vai ser enviado para a nuvem e você vai poder acessar de qualquer lugar.

Também dá para criar pastas e organizar da maneira que achar melhor. Só lembrem que é preciso ter conexão com a internet para que os arquivos sejam enviados automaticamente.

MAS, caso você já seja um usuário do Google Drive a anos e use ele para armazenar arquivos para não ocupar espaço no seu PC e ai do nada quando você instalou as coisas do tutorial ele começou a baixar sua vida do seu drive para o seu PC.

Respira, nós vamos resolver isso agora.

Vá até o ícone do Google Drive localizado próximo ao relógio utilize o botão direito, vá até os três pontinhos e escolha preferências.

Agora clique em Google Drive e selecione quais pastas e arquivos do seu Drive você quer manter sincronizado. Eu recomendo criar uma nova pasta e deixar nela apenas as coisas que você quer que estejam em ambos os lugares, escolheu tudo? Pode dar Ok e começar a usar.

Como compartilhar pastas com outras pessoas?

A função de compartilhamento de pastas e arquivos é essencial para quem está na faculdade ou tem trabalhos que envolvem outras pessoas, o drive te permite liberar acesso a determinado conteúdo para e-mails ou público em geral. Para isso é necessário clicar na pasta que quer compartilhar com o botão direito e selecionar a opção compartilhar.

Em seguida decidir se vai compartilhar por e-mail ou para qualquer um com o link. Caso escolha a opção de compartilhamento via e-mail você pode definir o grau de acesso que a pessoa terá (visualização ou edição).

Com isso você agora terminou o mini tutorial para ter o backup dos seus arquivos salvos no Google Drive de maneira automática, hoje em dia não podemos correr o risco de perder trabalhos e documentos por não ter cópia em outros lugares.

Existem vários drives online que oferecem o mesmo tipo de serviço do Google Drive e cada um deles tem sua especificidade, então escolha o que melhor se adequar ao que precisa. Não dependa 100% de cópias em drives online, sempre que possível também tenha o que considera mais importante salvo em um pendrive ou hd externo.

OBS: Sempre devemos ter cuidado ao sincronizar arquivos em nuvem, pois as vezes quando você deleta algo em um lugar pode estar deletando no outro também, portanto SEMPRE leia as janelas de notificações que aparecem quando você pensar em deletar algo.

Nós não nos responsabilizamos por arquivos perdidos (mesmo que não tenhamos falado sobre deletar arquivos em nenhum momento), o tutorial pode ficar desatualizado ao longo do tempo conforme a Google for alterando seu sistema. Esperamos que esse material possa ajudar vocês.

O Habitamos agradece sua visita, caso tenha gostado e queira fazer alguma crítica, comentário ou sugestão de novos temas. Deixe sua mensagem que a gente lê e tenta responder.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos