Capa do livro Cidades para um pequeno planeta. Editora Gustavo Gili Brasil

A indicação de hoje é o livro Cidades para um pequeno planeta, escrito por Richard Rogers e Philip Gumuchdjian, que trata de sustentabilidade e o desenvolvimento das cidades, trazendo muitas reflexões interessantes. A obra é composta por cinco capítulos – A Cultura das Cidades, Cidades Sustentáveis, Arquitetura Sustentável, Londres: a Cidade Humanista e Cidades para um Pequeno Planeta, e foram baseadas em conferencias de Reith (1995), feitas pelo arquiteto (Richard Rogers).

O autor demonstra como a arquitetura tem grande influência no nosso cotidiano, e apresenta como o processo de expansão das cidades não tem considerado a fragilidade do ecossistema além de oferecer baixa qualidade de vida para as pessoas, tratando principalmente de grandes metrópoles. E também como o pensamento moderno e apenas quantitativo sobre o crescimento das cidades e da economia só contribuiu com uma sociedade cada vez mais desigual, onde há grande concentração de riqueza e aumento da população pobre.

Ele também fala sobre a visão da população e o uso dos espaços públicos e de sua importância na cidade como espaço democrático, trazendo também o conceito de monofuncionalidade e multifuncionalidade e como diferentes situações podem excluir pessoas desses espaços. E trata da importância da participação pública no processo de planejamento urbano.

O livro é muito bom para o entendimento de que uma cidade melhor planejada, pode se tornar mais benéfica não só para as pessoas, mas também para o planeta. Onde muitas vezes não precisamos expandir cada vez mais, mas trazer qualidade aos espaços que já temos, mostrando por exemplo como melhorias no sistema viário podem ser fundamentais para contribuir para uma cidade mais sustentável.

Enfim com uma linguagem bem clara e bastante didática, Rogers traz vários dados e reflexões interessantes sobre como podemos pensar as cidades do futuro e reduzir os impactos no planeta, que também habitamos.

O Habitamos agradece a sua visita, esperamos que goste dessa leitura. Se achou essa recomendação legal, veja outras públicações como essa e compartilha que ajuda muito a gente. Caso tenha alguma recomendação, crítica ou sugestão de conteúdo, deixa um comentário que a gente dá uma olhada.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos