A recomendação de hoje é o documentário Cidadã Jane: Batalha pela cidade. O filme trás discussões muito interessantes sobre modelos de habitação, especulação imobiliária, senso de pertencimento e mobilizações sociais, mobilidade urbana e sobre as lógicas de pensamento da produção da cidade.

Jane Jacobs foi uma jornalista free-lancer e ativista urbana que fez por merecer seu espaço no campo do urbanismo. Ela é a escritora do livro “Morte e Vida de Grandes Cidades” e ficou conhecida pelo seu ativismo urbano na cidade de Nova York, pelos seus escritos e por enfrentar projetos do master builder (não consegui pensar em nenhuma tradução para isso, se tiver alguma ideia por favor deixa nos comentários) de Nova York, Robert Moses.

Durante o documentário é mostrado o questionamento de Jane Jacobs aos métodos de planejamento urbano mordenista que prioriza a demolição do existente e projetos que favorecem a iniciativa privada.

Também é discutido a importancia da recuperação dos espaços e favorecendo a manutenção de usos e práticas das pessoas que já habitavam aqueles lugares, fortalecendo potencialidades e tentando melhorar as deficiencias.

São mostrados vários momentos importantes para o planejamento urbano na história dos Estados Unidos (quiçá mundiais), tais como: a batalha do Washington Square e a demolição do Pruitt-Igoe. Outro ponto importante bem enfatizado no filme foi a relação de disputa entre os posicionamentos de Jane Jacobs e outros Urban Activists contra Robert Moses e seus projetos urbanizadores.

A esquerda Robert Moses e a direita Jane Jacobs. Fonte: Bloomberg.com

A ideia aqui não foi realizar uma resenha sobre o documentário, nem um resumo da obra. Apenas pontuamos algumas coisas na tentativa de despertar o interesse pelo filme.

Se você gosta de pensar em cidade para pessoas (parafraseando Jan Gehl), se você acha que devemos priorizar pedestres ao invés dos carros ou se simplesmente tá afim de conhecer um pouco sobre a história da luta de uma das mulheres que virou referencia para o pensar as cidades, acho que vale a pena conferir o filme.

Caso tenha interesse em saber mais sobre as criticas de Jane Jacobs ao planejamento urbano modernista recomendo a leitura seu livro “Vida e Morte das Grandes Cidades”.

Ficha Técnica:

  • Título: Cidadã Jane: A Luta pela Cidade
  • Ano: 2016
  • Direção: Matt Tyrnauer
  • País de Origem: Estados Unidos
  • Duração: 96 minutos
Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos