Detalhe da obra "Enedina Alves, a primeira engenheira civil negra na história do Brasil", de Kurumi, 2020, presente na exposição "Casa Carioca"

A segunda edição do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes chegou ao fim e contou com três módulos dedicados a discussões sobre cidade, gênero, raça e violência. O programa foi dedicado ao estudo da trajetória e obra de mulheres brasileiras entre artistas, arquitetas, pesquisadoras, autoras e ativistas. Nós do Habitamos recomendamos esse ciclo de atividades nessa postagem lá em setembro, mas voltamos aqui para dizer que apesar de o evento ter terminado seu material tá disponível e vale a pena dar uma conferida.

Esse ano todas as atividades foram online e os vídeos estão disponíveis gratuitamente no Youtube do MAR (Museu de Arte do Rio). Todas as palestras foram inteiramente ministradas por mulheres e abordaram questões relativas à arquitetura e ao urbanismo, em confluência com a exposição Casa Carioca (2020) e às atividades do UIA – Encontro Internacional de Arquitetura, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2021. 

A organização do evento informa que é muito importante que o público assine os formulários de presença disponibilizados na descrição de cada vídeo, mesmo que a pessoa não tenha interesse em receber certificado de participação. Os vídeos contam com recursos de acessibilidade comunicacional (legendas, LIBRAS e audiodescrição).

Módulo I – Cidade, etnicidade e ancestralidade 

Mesa 1

Com Sandra Benites e Gabriela Gaia 

Mediação: Thaise Machado

>> Assista

Mesa 2
Com Bárbara Oliveira e Raquel Freire 

Mediação: Natália Alves 

>> Assista

Módulo II – Cidade, corpo e gênero 

Mesa 1
Com Joice Berth e Emmily Leandro 

Mediação: Suellen Neves 

>> Assista

Mesa 2
Com Iazana Guizzo e Diana Bogado 

Mediação: Gisele de Paula 

>> Assista

Módulo III – Cidade, classe e violência 
Mesa 1
Com Margareth da Silva Pereira e Bárbara Copque 

Mediação: Lais Marques 

>> Assista

Mesa 2

Com Patrícia Oliveira e Vilma Patrícia

Mediação: Luciana Mayrink

>> Assista

O Habitamos agradece sua visita! Visite nossa página de notícias para mais novidades.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos