Visando continuar as propostas e debates do Caderno de Trabalho #1 “Múltiplos olhares para renovar uma agenda urbana em crise”, que buscou promover uma práxis urbana transformadora, focada em discutir e induzir a construção do futuro das cidades latino-americanas, o pessoal do Grupo de Trabalho CLACSO sobre Desigualdades Urbanas e a Plataforma Global pelo Direito à Cidade lançaram juntos esta chamada aberta para contribuições para o Caderno de Trabalho #2 “O direito à cidade diante dos desafios atuais”.

De acordo com a organização o objetivo geral é reunir propostas de novas perspectivas politicas e sociais que ajudem a avançar na realização do direito à cidade na América Latina a partir da ótica das desigualdades urbanas, “reunindo reflexões que proporcionem insumos práticos a serem utilizados em iniciativas de sensibilização, formação e incidência por atores e organizações interessadas”.

Portanto, um Caderno que reúna análises, depoimentos e propostas provenientes de diversas vozes e em diferentes formatos, com o fim de dar conta dos debates atuais sobre o direito à cidade dentro e fora da academia.

Perguntas orientadoras para as contribuições

  • O que o direito à cidade contribui para abordar e trabalhar as questões urbanas em geral? E sobre as desigualdades urbanas em particular?
  • Qual a relevância dos princípios e diretrizes oferecidos pelo direito à cidade para enfrentar as múltiplas crises atuais (sanitária, social, política, econômica e ambiental)?
  • Como enfrentar os desafios mais relevantes que se colocam hoje para a sua implementação a nível local, nacional e/ou regional?
  • Como aproveitar as oportunidades e enfrentar as limitações que existem para aprofundar os conteúdos feministas, anti-racistas, LGBT+ e indígenas na agenda do direito à cidade hoje?

Diretrizes editoriais

Solicita-se o envio de textos de fácil leitura e para um público não necessariamente especializado no tema; em formato Word, com extensão entre 2.500 e 3.500 palavras, em espanhol ou português, segundo o idioma de origem; de autoria individual ou coletiva, e de preferência inéditos. Recomenda-se acompanhar o texto com fotos e links para vídeos ou outros recursos disponíveis.

Prazo para envio das contribuições: 26 de fevereiro de 2021

Enviar para: rodrigo@polis.org.br, luisbonillaoa@gmail.com, mdammert@pucp.edu.pe

* Baixar: Chamada Caderno de Trabalho #2: O direito à cidade diante dos desafios atuais

O Habitamos agradece sua visita, para mais informações como essa visite nossa sessão de notícias.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos