Fonte: 101 regras básicas para edifícios e cidades sustentáveis (HEYWOOD, 2017)

Quando o assunto é captação de água de chuva, as explicações podem ficar muito técnicas e pode parecer que os sistemas dão mais trabalho para serem construídos do que trazem melhorias. Para esclarecer as vantagens gerais da captação e armazenamento de água da chuva, trazemos a vocês nove motivos para adotar essa prática na sua casa:

1. Segundo Heywood (2017), apenas 0,008% da água do planeta está pronta para ser consumida por nós, então usar a água tratada vinda do fornecimento público para coisas que não exigem água potável pode ser considerado desperdício. Para lavar calçadas, quintal e áreas externas, regar plantas e dar descarga, por exemplo, a água da chuva pode ser a melhor opção.

2. A água captada poderá ser armazenada e utilizada para muitos fins, substituindo o uso de água do sistema público de abastecimento, e com isso diminuindo a conta de água individual.

captacao 785x1024 - 9 motivos para adotar um sistema de captação de água de chuva em casa
Esquema simplificado de captação de água de chuva em uma casa
Fonte: 101 regras básicas para edifícios e cidades sustentáveis (HEYWOOD, 2017)

3. Diminuição da dependência do sistema público de fornecimento de água e aumento da sustentabilidade de uma construção.

4. A água da chuva que for coletada deixará de ir para o sistema público de drenagem, evitando a sobrecarga desse sistema e a formação de enchentes.

IMG 20200401 175612375 1 798x1024 - 9 motivos para adotar um sistema de captação de água de chuva em casa
Esquema simplificado de captação de água de chuva em uma área urbana
Fonte: 101 regras básicas para edifícios e cidades sustentáveis (HEYWOOD, 2017)

5. Caso o sistema envolva o armazenamento em tanques a céu aberto ou em pequenos lagos artificiais, isso tornará mais fácil o cultivo de plantas ou animais de climas úmidos, mesmo que o clima da cidade seja seco.

Existem ainda mais motivos para usar um sistema que inclua vegetação:

6. Às vezes a gente fica tão acostumado que até esquece, mas são as plantas que absorvem gás carbônico e transformam ele no oxigênio que a gente respira. Elas também aumentam a umidade do ar, melhorando a qualidade da nossa respiração.

7. Quando uma casa é construída, ela cobre uma parte do solo que, antes da construção, absorvia água da chuva, e depois dela deixou de absorver. Se a casa estiver em uma região urbanizada, essa água escorre para o sistema público de drenagem. Quanto mais plantas tivermos nas partes construídas, como nos pisos externos e no telhado, mais água da chuva será absorvida na nossa casa e deixará de ir para a rua. Sem falar que com uma planta externa a gente economiza a água que ia usar para regar se ela estivesse em uma área coberta.

cobertura verde 2 1024x563 - 9 motivos para adotar um sistema de captação de água de chuva em casa
Fonte: 101 regras básicas para edifícios e cidades sustentáveis (HEYWOOD, 2017)

8. A vegetação e a água armazenada no telhado são capazes de amenizar a temperatura, diminuindo o uso de ventilador, ar-condicionado ou aquecedor, e também a conta de energia.

cobertura azul 1 1024x465 - 9 motivos para adotar um sistema de captação de água de chuva em casa
Fonte: 101 regras básicas para edifícios e cidades sustentáveis (HEYWOOD, 2017)

9. As plantas ou reservatórios de água no telhado funcionam, ainda, como uma barreira que ajuda a diminuir a poluição sonora dentro da casa.

Existem muitos sistemas de captação de água de chuva que, se construídos corretamente, podem trazer muitos benefícios à sua construção. Caso tenha interesse em saber mais sobre os tipos existentes e como eles podem ser implementados, leia nossa série sobre o assunto, que começa com os sistemas baseados em telhado.

Agradecemos a sua visita e aceitamos recomendações de conteúdo e sugestões sobre o site.

Neste artigo, utilizamos como referência:

JOURDA, Françoise-hélène. Pequeno Manual do Projeto Sustentável. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. Tradução ao português Cristina Reis.

HEYWOOD, Huw. 101 regras básicas para edifícios e cidades sustentáveis. São Paulo: Gustavo Gili, 2017. 271 p. Tradução Alexandre Salvaterra.

Caso precise citar esse artigo em algum trabalho de acadêmico utilize:

ANDRADE, Suzana. 9 motivos para adotar um sistema de captação de água de chuva em casa. 2019. Disponível em: http://www.habitamos.com.br/captacao-de-agua-de-chuva/. Acesso em: <inserir aqui data de acesso>

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos