Fonte: Supérfluo Necessário

Aqueles que tem criança pequena em casa ou sobrinhos/primos sabem que nem sempre é fácil escolher um brinquedo ou jogo, que além de divertido seja bom para a gurizada, estimulando e ensinando novas habilidades. Então resolvemos aproveitar a semana do dia das crianças para separar um conteúdo voltado para os pequeninos.

1-Caixas de papel/papelão e dobraduras

Quem foi que disse que para ser criativo precisamos gastar rios de dinheiros? Caixas podem criar mundos fantásticos, de fortes de defesa até minicidades, carrinhos e foguetes. Quando juntamos a isso dobraduras como origamis, chapéus de jornal, aviões e quem sabe um pouco de tinta e cola os resultados vão ser bem interessantes.

Fonte: Tudointeressante.com.br

2-Blocos de montar

Esses aqui são bem populares nas lojas de brinquedos e tem vários modelos diferentes do LEGO aos bloquinhos de madeira. Desde que usados com cuidado, levando-se em conta o tamanho do bloco e a idade da criança (afinal não queremos ninguém indo para o hospital porque engoliu pecinha), não tem problema nenhum! Eles são ótimos para estimular processos criativos, desenvolver suas próprias construções e histórias.

Fonte: Espaçoestimulo.com.br

3-Quebra-cabeças e desafios

Aqui vale de tudo, dos quebra-cabeças clássicos com imagens e figuras até aqueles mais complexos de montar naves, casas, dinossauros, etc. Também podemos incluir nessa categoria brinquedos com vários materiais, texturas e cores diferentes.

Fonte: Gearbest.com

4-Massinha e caixa de areia

Para esses dois a ideia é por a mão na massa mesmo e não ter nenhum tipo de restrição (só tem que tomar cuidado para a criança não achar que pode brincar com a areia do gato), dá para usar formas, modelar na mão, misturar cores e dependendo do adulto que estiver junto quem sabe até criar um filminho em stop motion.

Fonte: Catraca Livre

5-Videogames

Com toda certeza esse é o meu favorito, nem sempre temos a mão espaço ou alguns dos materiais para usar os brinquedos que já falamos ao longo do artigo, mas isso não pode limitar a nossa criatividade.  Trouxemos aqui dois exemplos de games ótimos para as crianças e para os adultos. Minecraft e Tetris, ambos estimulam bastante a noção espacial, criatividade construtiva e são bem divertidos.

Fonte: Jogos Minecraft e Tetris

Enfim, não importa o que você escolha para brincar, o importante é que seja divertido e ajude a criança (e o adulto) a interagirem e desenvolverem suas capacidades motoras, criativas, espaciais. É muito importante estimular o máximo possível a garotada quando são pequenos e brincar junto é um dos melhores métodos.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil, se falamos alguma besteira, avisa nos comentários, se curtiu compartilha (isso ajuda muito a gente) e se lembrou de alguma coisa que pode ser uma recomendação bacana de brinquedo/brincadeira escreve ai que a gente lê. O Habitamos agradece pela visita e pelo seu tempo de leitura.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos