Arquitetas e Arquiteturas na América Latina do Séc. XX/ Fonte: Capa do livro- Editora Altamira

Hoje viemos indicar a leitura do e-book Arquitetas e Arquiteturas na América Latina do Séc. XX, escrito por Ana Gabriela Godinho, que é um trabalho muito interessante e necessário.

O livro surgiu da pesquisa de mestrado da autora, apesar de ter sido escrito anos após sua conclusão por influência do início do projeto “Feminino e Plural: percursos e projetos de arquitetas e designers”, uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e o Fundo Mackenzie de Pesquisa – Mackpesquisa, entre 2012 e 2014, dedicada a analisar os testemunhos sobre processos de projeto de arquitetas e designers mulheres, e se mostrou muito relevante quando se via poucos trabalhos que tratavam do assunto.

Sendo dividido em cinco capítulos: Sobre as Mulheres e a Arquitetura, Arquitetura do Século XX na América Latina, Críticas, Historiadoras e Teóricas da Arquitetura, Arquitetas e o Tema da Habitação e Arquitetas e a Arquitetura dos Espaços Coletivos, o livro traz um levantamento da atuação teórica e prática das arquitetas latino-americanas no século XX, mostrando sua influência e participação.

Tendo passagens muito interessantes e tristes, como no segundo capitulo que em determinado momento revela como em muitos casos, ao se tratar de uma parceria feminina, o nome da arquiteta aparecia apenas com a letra inicial antes do sobrenome, evidenciando razões para a invisibilidade de muitas mulheres na história e todas as lutas e vitórias que tivemos durante esses anos. Porém também trazendo à luz mulheres incríveis e seus trabalhos como Carmem Portinho, Myriam Waisberg, Olga Wainstein Krasuk, Sílvia Arango e Marina Waisman.

A obra é publicada pela editora Altamira, e está disponível gratuitamente até o dia desta postagem, e mostra muito como nós mulheres não tivemos apenas atuações importantes na arquitetura como contribuímos para a evolução da profissão.

O Habitamos agradece a sua visita, esperamos que goste dessa leitura. Se achou essa recomendação legal, veja outras públicações como essa e compartilha que ajuda muito a gente. Caso tenha alguma recomendação, crítica ou sugestão de conteúdo, deixa um comentário que a gente dá uma olhada.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos