Fonte:Arquitetas e Arquitetos negros pelo mundo

Hoje viemos divulgar o Projeto Arquitetas e Arquitetos Negros pelo mundo: Mapeamento da presença negra no campo da arquitetura, urbanismo e planejamento urbano”, realizado pela linha de pesquisa “Presença negra na produção da Cidade”, do Grupo de Pesquisa Lugar Comum/ PPGAU-FAUFBA (Edital Sankofa PROAE UFBA).

O projeto busca fazer um mapeamento da presença e da produção negra no campo da arquitetura e do urbanismo, tendo como objetivo construir um banco de referências com profissionais de diferentes nacionalidades, universidades e atuações.

No momento o site tem catalogado 100 arquitetas e arquitetos negros, com informações sobre sua formação e trabalhos e quando possível até mesmo vídeos dos profissionais, para que as pessoas consigam utilizar da página como espaço para pesquisa inicial e depois conseguir ampliar suas referências.

O site deles também conta com uma galeria de projetos contendo as obras dos profissionais apresentados, uma sessão dedicada a eventos palestras e debates, e mapeamentos de publicações sobre urbanismo e arquitetura, tendo conteúdos/materiais como o livro Tebas: Arquiteto Negro na São Paulo escravocrata, o qual já fizemos um artigo recomendando.

Ele ainda divulga outras iniciativas semelhantes, como o EtniCidades que é um grupo de estudos étnicos e raciais da FAUFBA que além do blog também tem um canal no Youtube com palestras, lives e projetos de pesquisa.

O Projeto Arquitetas e Arquitetos Negros pelo mundo construiu um formulário para todos que quiserem contribuir de forma voluntária com informações sobre profissionais negros brasileiros, uma vez que não existem bancos de dados disponíveis, mesmo junto aos Conselhos e Institutos que representam a classe para alimentar o site.

Diante da falta de representatividade e arquitetos(as) e urbanistas negros(as) no mercado de trabalho e no repertório dos estudantes e profissionais da área, este e outros projetos se tornam muito importantes e uma grande necessidade, nós do Habitamos ficamos muito felizes em poder divulga-los, para que cresçam e alcancem seus objetivos.

O Habitamos agradece sua visita! para ver mais artigos como este acesse nossa página inicial. Caso tenha alguma crítica ou sugestão de tema deixe um comentário.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos