O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bernard van Leer (FBvL), em parceria com a Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), a Agrupación Arquitectura y Niñez de América (ANDA), e o programa Architecture & Children da União Internacional de Arquitetos (UIA), estão em busca de ações de boas práticas relacionadas à Primeira Infância para integrar a nova plataforma virtual do IAB.

A plataforma que será lançada em breve reunirá ações e experiências de boas práticas em diversas áreas, tais como Mobilidade Urbana, Habitação de Interesse Social e outras.

O primeiro chamamento para compor a plataforma terá como tema à Primeira Infância no Brasil e na América Latina e faz parte do projeto “BRA-2020-022 IDB Technical Assistance for Urban95” que tem por objetivo desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público, com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos através da incorporação do conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano e na construção de edificações implementadas pela cidade.

Para acessar o edital e conhecer mais sobre as regras e prazos clique aqui.

O que é a rede Urban95?

A Urban95 é uma iniciativa internacional da FBvL que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Eles convidam líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm (a altura média de uma criança de 3 anos).

A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

Para conhecer mais sobre a Urban95 acesse https://bernardvanleer.org/pt-br/solutions/urban95-pt/

O Habitamos agradece sua visita e fique por dentro de mais novidades na nossa seção de notícias.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos