Divulgação/Croqui: Lina Bo Bardi. Image Cortesia de MCB

A tecnologia nos possibilitou dentro da arquitetura a ir muito além do que sonhávamos, hoje conseguimos criar e elaborar projetos cada vez mais rápido, tudo isso enquanto compartilhamos o material com nossos colegas que também podem fazer alterações nos desenhos, visualizando as elevações, plantas e maquetes tridimensionais;

Além disso a tecnologia nos possibilita edificar ideias e formatos que a anos atrás não pensávamos ser viáveis. Hoje não viemos discutir o uso da maquinas, porém vamos lembrar a importância do desenho a mão e como ele pode te auxiliar na arquitetura.

Na criação

O primeiro ponto que venho trazer é o da criação e desenvolvimento de ideias, um papel em branco pode inicialmente parecer intimidador, mas ao se soltar no desenho, um pequeno rabisco pode se tornar uma ideia incrível e inovadora, um único traço pode ser um muro, o piso de uma casa, uma porta etc…

O papel e o lápis são ótimos para desenvolver ideias rápidas, fazer anotações de pensamentos e notas de referencias, nos dando uma maior liberdade de desenho ao não se limitar as possibilidades de comandos de software. Para uma fase conceitual do projeto isso é muito importante.

Croqui do Niemeyer/ Fonte: revistaprojeto

Na conversa

Croquis e desenhos a mão, podem ajudar para que nos comuniquemos com outras pessoas com mais facilidade, muitas vezes visualizamos as coisas nas nossas mentes e não conseguimos expressar o que estamos pensando.

O arquiteto tem como ferramenta o desenho para se comunicar com o mundo e isso não deve ser esquecido nunca.Ao conversar com um professor ou um cliente, podemos usar o desenho a mão para ir contando a história que imaginamos para os espaços, podemos mostrar a disposição das coisas, a escala e as experiências que desejamos.

Por diversão

Croqui/ Fonte:arquitetesuasideias

O último apontamento é desenhar por diversão, o desenho pode ser uma atividade muito prazerosa e que traz relaxamento. Muitas pessoas se queixam por não saber desenhar, mas todos sabem se expressar cada um à sua maneira e isso é o mais importante.

Para aprender novas formas de se expressar através do desenho é necessário o uso de referências e muito treino, mas o processo de aprendizagem pode ser muito legal. Enfim, nesse artigo buscamos falar um pouco da importância do desenho feito á mão livre e como ele pode nos tornar profissionais ainda melhores.

Não se preocupe se o seu desenho não está uma obra de arte renascentista, o importante é que consiga transmitir a mensagem que você quer passar. Desenhar é um ato que envolve treino e dedicação, se comunicar também, quanto mais for praticado, mais fácil vai ficando.

O Habitamos agradece sua visita, caso tenha alguma crítica ou sugestão de tema deixe um comentário.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos