O dia das crianças já passou, mas ainda dá tempo de presentear os pequenos! Se você deixou a data passar em branco, ou simplesmente quer ideias de presentes para ensinar arquitetura de forma divertida, temos ótimas notícias. O Habitamos foi às livrarias em busca de títulos interessantes na seção infantil, e eis a nossa lista de 5 livros de arquitetura e urbanismo para crianças.

Paulo Roberto arquiteto

Livro Paulo Roberto Arquiteto, Editora Intrínseca

O livro Paulo Roberto Arquiteto faz parte da coleção Jovens Pensadores, da Editora Intrínseca, e conta a história de Beto, uma criança que se interessou pela arquitetura aos dois anos de idade. As páginas carregam ilustrações grandes e textos simples, o que torna o livro agradável até para crianças pequenas.

Uma leitura importante, que mostra que a perseverança, a paixão, a criatividade e o questionamento são fundamentais em qualquer profissão

Verso do livro Paulo Roberto Arquiteto

Além da versão impressa, disponível nas livrarias, o livro pode ser comprado em formato digital, com direito a pré-visualização aqui.

Fique por dentro de Nova York

Livro Fique por dentro de Nova York, Edições Usborne

No livro Fique por dentro de Nova York, é possível explorar ilustrações da cidade de Nova York e de seus arranha-céus através de “janelas”, que são abas que ao serem abertas revelam um desenho por baixo do outro. O livro tem mais 80 dessas janelas, em tamanhos e formatos diferentes, algumas são grandes e se desdobram em desenhos impressionantes.

Janela do livro Fique por dentro de Nova York, Edições Usborne

Fique por dentro de Nova York integra a série Fique por dentro, da Edições Usborne. Essa série apresenta temas diversos, dentre os quais alguns relacionados a arquitetura e cidades. A editora ainda tem vários títulos interativos sobre o tema.

Fique por dentro de Nova York pode ser comprado nas livrarias ou aqui, mas vale a pena dar uma passeada por todo o site da editora.

Escola de Arquitetura

Livro Escola de Arquitetura, Publifolha

Para crianças que já sabem o que querem e desejam aprender na prática sobre o trabalho de arquitetura, o livro Escola de arquitetura, da Publifolha, traz informações importantes de forma interativa e até tarefas relacionadas à profissão. É um livro para não ter pena de riscar, cortar e colar. Ao fim de cada tarefa, o leitor ganha um emblema que pode ser colado na página onde a atividade foi desenvolvida.

Livro Escola de arquitetura, Publifolha

Uma coisa muito importante deste livro é que ele trata de vários aspectos da profissão de arquiteto, não apenas do projeto arquitetônico. Um exemplo muito interessante disso é um pôster sobre a evolução da arquitetura ao longo dos séculos, que integra o livro.

Para saber mais sobre Escola de Arquitetura, visite o site da Publifolha. O livro pode ser encontrado nas livrarias.

A casa na árvore com 13 andares

Livro A casa na árvore com 13 andares, Editora Fundamento

Você pode ficar assustado ao imaginar uma casa na árvore com 13 andares, mas saiba que ela não para por aí, pois este é o primeiro livro de uma série em que a casa vai aumentando a cada nova publicação. No nono volume da coleção, último a ser lançado, a casa na árvore já tem 117 andares.

Essa série conta a história de Andy e Terry, duas crianças que moram em uma casa na árvore de 13 andares e adicionam mais cômodos de acordo com suas necessidades peculiares. Os livros são ilustrados e algumas das ilustrações nos mostram os ambientes e instalações da casa.

Livro A casa na árvore com 13 andares, Editora Fundamento

Eu vou deixar aqui só essa foto que tirei da contracapa para acordar a curiosidade do leitor. Já sou curiosa por esse livro há muito tempo e espero ansiosamente pelo dia em que terei tempo de lê-lo, pois ele fala a partir do ponto de vista de crianças criativas, e esse tipo de leitura é muito inspirador. Temos muito a aprender com as loucuras criativas que as crianças fazem, elas nos ajudam a lembrar que um dia também fomos crianças e resgatar valores importantes que se perdem no processo de virar adulto.

Vídeo promocional de quando ainda existiam apenas dois livros na série da casa da árvore, Editora Fundamento

Andy e Terry moram na casa da árvore mais incrível do mundo! Ela tem 13 andares, pista de boliche, cipós, um tanque de tubarões devoradores, uma catapulta enorme, uma máquina que arremessa marshmallows, uma fonte de limonada e um laboratório subterrâneo ultrassecreto! Quem não gostaria de viver num lugar assim, não é mesmo?

Livro A casa na árvore com 13 andares

Este e todos os outros livros da série, incluindo dois Livros de diversão com atividades, estão disponíveis para venda nas livrarias e no site da Editora Fundamento.

Nossas cidades ontem e hoje

Livro Nossas cidades ontem e hoje, Editora Zastras

O livro Nossas cidades ontem e hoje, da Editora Zastras, tem 28 páginas, mas cada uma delas vale por três! Isso porque este livro apresenta os mapas, o passado e o presente das cidades mais famosas do mundo, tudo junto, um em cima do outro. Parece uma bagunça, mas não é. A gente só precisa entender como o livro funciona.

Lentes do livro Nossas cidades ontem e hoje, Editora Zastras

Assim que abrimos o livro, encontramos na contracapa uma ferramenta triangular com três círculos coloridos. Ao olhar as páginas através desses círculos, percebemos que eles são lentes que nos revelam imagens completamente diferentes do mesmo lugar.

É uma experiência que só dá pra ter ao vivo, mas tentei retratar um pedacinho para mostrar como esse livro é interessante. Na imagem acima, a lente vermelha nos mostra pessoas com vestimentas gregas antigas, desenvolvendo suas atividades cotidianas na frente do Partenon. Ao mesmo tempo, a verde mostra turistas tirando uma foto com o sítio histórico, e a azul mostra um pedacinho do mapa de Atenas. Com o livro físico as imagens são bem mais nítidas.

Nossas cidades ontem e hoje está à venda nas livrarias e no site da Zastras Presentes Educativos, que também disponibiliza algumas imagens do livro.

Esta foi a nossa lista de 5 livros de arquitetura e urbanismo para crianças que achamos que os pequenos vão amar. Porém, se você conhece crianças que não gostam tanto assim de livros, mas merecem se desenvolver enquanto se divertem, dá uma olhada nesta matéria sobre Brinquedos criativos para ajudar as crianças a desenvolverem visão espacial e imaginação. O Habitamos agradece a sua visita.

Assine a Newsletter do Habitamos

No spam guarantee.

Deixe seu comentário e contribua com o crescimento do Habitamos